A planta da Ford de Camaçari, na Bahia, celebrou o marco de 3 milhões de veículos fabricados por lá, um fato histórico para a montadora. Além do mercado interno, cerca de 30% desse volume foi destinado à exportação para países da América do Sul e México. O veículo que simbolizou esse número foi o Novo EcoSport 2018, modelo global recém-apresentado no Brasil e que traz um novo padrão no segmento de utilitários esportivos.
A fábrica bahiana tem capacidade de produzir 250 mil veículos por ano e é responsável pela fabricação do EcoSport e dos compactos Ka e Ka+, que formam uma das linhas mais vendidas do País.
– Este é um grande momento da fábrica de Camaçari - relata o gerente da unidade, Silvio Illi.
COMPLEXO BAHIANO
O complexo industrial da Ford na Bahia foi inaugurado em outubro de 2001, produzindo inicialmente a Courier e logo depois o Fiesta RoCam. A partir de 2003 iniciou também a produção do EcoSport e, desde 2014, passou a montar a atual geração do Ka, ocasião em que o New Fiesta começou a ser produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A Ford foi a primeira fabricante de automóveis a se instalar no Nordeste e pioneira também com a fábrica de motores 1.0 TiVCT de três cilindros, que equipa a linha Ka. Usando tecnologias avançadas, o complexo da Ford em Camaçari é um dos mais modernos e produtivos do mundo.