A nova BMW G 310 R é brasileira, ou melhor, é de Manaus. A primeira unidade, na cor branca, foi produzida na semana passada na fábrica do BMW Group em Manaus (AM). A nova fábrica também produz outros nove modelos de motocicletas, como a F 800 GS, a R 1200 GS e a S 1000 R, todas de média e alta cilindrada.
A BMW G 310 R é a primeira da linha de baixa cilindradas da BMW no Brasil. Seu motor é um monocilíndrico de 313 cc, com duplo comando de válvulas. O propulsor rende 34,4 cavalos de potência com torque máximo de 2,85 kgfm. Essas características são semelhantes a de duas concorrentes de peso: a Honda CB Twister e a Yamaha Fazer 250. Porém, o preço da moto da marca alemã ainda não foi revelado.
FÁBRICA MANAUARA
O grupo alemão investiu cerca de 4 milhões de euros em novas tecnologias na planta de Manaus para produção de novos modelos na fábrica. A primeira motocicleta produzida a partir deste novo ciclo de investimentos foi justamente a BMW G 310 R, um dos principais lançamentos do BMW Group no Brasil para 2017.
Inaugurada em outubro de 2016, a fábrica de Manaus produz cerca de 98% da demanda da BMW Motorrad no Brasil e tem capacidade produtiva inicial de 10 mil motocicletas por ano. Construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, a fábrica manauara levou cerca de nove meses para ser concluída e conta com equipamentos de última geração.
SUSTENTABILIDADE
Assim como as demais plantas do BMW Group, a fábrica adota modernos processos de economia de energia e reuso de água em sua linha de montagem, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.