Testar futuras tecnologias de motores e aerodinâmica, ampliar o uso de materiais avançados (como fibra de carbono) e vencer as 24 Horas de Le Mans. Essas são, de acordo com a A Ford, as missões do projeto do novo GT . Veja aqui um vídeo do carro em testes na pista de Utah, nos EUA.
O painel digital e o modo de direção para pista fechada são exemplos de inovações do supercarro que estarão no Mustang 2018 e em outros modelos da Ford. Já a fibra de carbono, devido ao alto preço, ainda demora um pouco para equipar carros de série.
Não é de hoje que o GT serve de laboratório. O modelo 2005, por exemplo, foi o primeiro a usar carroceria de alumínio para reduzir o peso. Ele abriu caminho para o uso inovador de liga de alumínio de alta resistência nas atuais picapes Série F e no Expedition.
A nova asa tem tecnologia com patente requerida pela Ford que, como os flaps de aviões, muda de ângulo e formato para melhorar em 14% a eficiência geral do veículo. Até o motor ajuda na aerodinâmica. O design compacto do EcoBoost de seis cilindros permite uma carroceria mais enxuta do que seria necessário para um V8. O rebaixamento dos turbos e a colocação dos seus resfriadores à frente das rodas traseiras também contribui para o perfil mais enxuto.
Esse conjunto aerodinâmico garante uma força descendente positiva em todas as condições. Com a suspensão do GT elevada ou rebaixada, a força descendente tem um balanço de 30% ou 29% na dianteira, respectivamente.
Fibra de carbono
A carroceria de fibra de carbono reduz o peso e permite um desenho mais curvilíneo que, de acordo com a Ford, não seria possível com aço ou alumínio. A fábrica pesquisa a futura produção em escala de peças desse material. A fibra de carbono permite desenhos complexos porque o material é cortado como um tecido e depois endurecido por cura em alta temperatura.
O motor EcoBoost 3.5 do Ford GT é o mais potente da família, com 656 cv. Ele foi desenvolvido junto com o propulsor de competição do GT e o EcoBoost 3.5 da picape F-150 Raptor, que têm quase 60% de peças em comum.
O GT usa também um novo sistema de dupla injeção direta de combustível e turbo com uma nova tecnologia “anti-lag” que aumenta a potência em retomadas. Mesmo quando o piloto não está pisando no acelerador, ela mantém a velocidade e a carga do turbo para uma resposta mais rápida. A transmissão de dupla embreagem com sete velocidades permite mudanças quase instantâneas, com excepcional controle de direção.
Suspensão ativa
A suspensão hidráulica muda a altura da carroceria para cada modo de direção, definidos ao girar um botão. Do modo “Normal” ao “Pista”, o carro é rebaixado em 50 milímetros. No “Pista”, a calibragem das molas, o ajuste dos amortecedores e a aerodinâmica ativa também mudam: a asa traseira é levantada e os dutos dianteiros se fecham para aumentar a força descendente.
A suspensão conta também com o modo de dianteira elevada para passar em lombadas e outros obstáculos. Ele pode ser acionado com o carro a até 40 km/h – acima dessa velocidade, o sistema retorna automaticamente para a altura normal.