Para os nostálgicos das duas rodas e do erotismo, a abertura do Superbike Brasil, neste final de semana, em São Paulo, é uma grande pedida. Maior piloto brasileiro de motovelocidade de todos os tempos, Alexandre Barros anunciou seu retorno às pistas aos 46 anos. Dono da equipe, ele e o companheiro de equipe Diego Perluigi vão pilotar modelos Honda CBR 1000RR Fireblade. Ontem, foi a vez de a piloto Suzane Carvalho, aos 53 anos, anunciar seu retorno às provas de motovelocidade.
A competição terá transmissão pelo canal FOXSports. As baterias valendo pontos, domingo, começam às 9h47min. A categoria principal, 1000cc, começa às 12h25min. Às 15h42min, os ases das 300cc (Copa Ninja) fecham o dia.
Bela e fera
Uma das mais jovens modelos a ser capa da revista Playboy (tinha 18 anos em outubro de 1982, data da publicação), Suzane, em seguida, começou a se destacar nas pistas. Ganhou vários títulos em provas de quatros rodas (Turismo, Kart e Fórmula 3) e, há pelo menos dez anos ela começou a se dedicar ao motociclismo.Em 2015, ela competiu na Copa Honda CBR 500R, a mesma que vai participar este ano. A diferença é que, dois anos atrás, ele disputou a prova na categoria máster e, agora, enfrentará rivais na categoria Pró.
– Será um desafio disputar com pilotos de todas as idades. Quero encarar esta competição mais difícil e competitiva – disse a piloto carioca, que mantém escola de pilotagem em São Paulo.
Suzane dirige o Centro de Treinamento de Pilotos. Além de formar pilotos, ela trabalha na instrução de motoristas de rua, com aulas de direção defensiva.
– Apenas na cidade de São Paulo, morre em média um motociclista por dia. É um número alarmante, mas que pode ser reduzido com instruções de segurança e direção defensiva. É o que estou procurando contribuir, além de voltar a fazer o que sempre gostei, que é competir nas pistas – afirmou.
Os treinos livres começam na quinta e, no domingo, a bateria da piloto tem largada às 10h30min. Serão dez voltas.
Desaposentado
No mês que Suzane posou para a Playboy, Alex Barros completava 12 anos e conquistava o brasileiro de 50cc. Principal nome da história do motociclismo nacional, após 10 anos de ausência, ele retorna ao Superbike Brasil. Menino prodígio das duas rodas, Alex obteve sete vitórias na MotoGP, na qual estreou na categoria máxima aos 19 anos – na época, as motos eram de 500cc.
A estreia foi pela equipe Cagiva e, no ano seguinte, em 1993, transferiu-se para a Suzuki, com a qual obteve sua primeira vitória, no GP de Jarama (Espanha). A partir de 1996, passou por várias equipes privadas das Honda até transferir-se para um time oficial da Yamaha em 2003. Em 2004, substituiu o Valentino Rossi na equipe oficial Honda, campeã no ano anterior – o italiano foi justamente para a Yamaha.
Muita expectativa era depositada em Barros, que não decolou e ficou apenas na quarta posição. No ano seguinte, após o oitavo lugar, ao final da temporada foi dispensado pela Honda.
Sem vaga, o paulista disputou o Mundial de Superbike em 2006 por uma equipe privada da Honda. Obteve pela equipe privada Klaffi Honda o sexto lugar na classificação geral, com seis pódios e uma vitória, em Ímola, Itália. Sua performance o fez retornar à MotoGP em 2007 por uma equipe satélite da Ducati, a Pramac. Ao final do ano, encerrou a carreira na qual obteve 32 pódios (além das das sete vitórias, ficou 11 vezes em segundo outras 14 em terceiro).
– É um prazer muito grande retornar à casa da Honda, marca que defendi por 13 anos e depois de tanto tempo poder voltar a somar forças é muito gratificante. Espero poder atender à expectativa da marca e fazer um grande trabalho – afirmou Alex, após assinar contrato.
Um dos grandes rivais de Alex será Eric Granado, que estreia na categoria. Em 2016, Granado venceu todas as corridas que participou pela categoria 600, além de cravar todas as poles. A ausência do ano é o gaúcho Maico Teixeira. Bicampeão na categoria 1000cc (2013/14), o piloto de Alvorada anunciou que não disputará a competição este ano.