Desbancada no mês passado pela Triunph Tiger 800 como segunda bigtrail mais vendida do país, a BMW F 800GS chega esta semana às concessionárias com novidades para tentar abocanhar o posto – mas não a liderança, mantida com tranquilidade pela irmã maior 1200GS.
No acumulado do primeiro trimestre, a GS 1200 emplacou 558 unidades, contra 365 da Tiger 800 básica e 293 da GS 800. A quarta colocada é a velha XT 660R, com 268 unidades nos primeiros 90 dias do ano. A Africa Twin, com cerca de 100 modelos vendidos, nem aparece na lista da Fenabrave.
Os alemães fizeram mudanças estéticas e tecnológicas no modelo, um dos preferidos de quem gosta de mesclar asfalto e terra nas viagens. Mas o melhor é que o preço anunciado é o mesmo da versão anterior, R$ 46 mil. Deixa a bigtrail pelo menos R$ 14 mil mais barata que a Honda Africa Twin e cerca de R$ 4 mil mais cara que a Triumph 800XC.
Escapamento em aço inox com desenho mais moderno é a principal mudança para quem vê a moto. Quem liga, percebe que o painel tem novo layout e grafismos nos mostradores analógico e digital – as funções são as mesmas. Um dos grandes trunfos é que o modelo passa a oferecer de série os modos de condução Rain e Road, que têm como função gerenciar as respostas de aceleração e frenagem, atuando em conjunto com os sistemas ABS e o controle automático de estabilidade (ASC), que pode ser ajustado para piso seco ou molhado. Porém, o que mais chama atenção a cada acelerada é p acelerador Ride-by-Wire, muito mais ágil que o antigo, por cabo.
O motor bicilíndrico movido a gasolina não sofreu alterações e segue com 85 cavalos de potência, cinco a menos que a Africa Twin – a XC tem 95. O câmbio de seis marchas e o tanque para 16 litros também não sofreram alterações. O amortecedor traseiro tem ajustes de retorno e pré-carga.
No Brasil, de acordo com a fábrica, o modelo será vendido com o pacote denominado Premium em parte da Europa, que acrescenta ajuste eletrônico de suspensão (ESA), manoplas com aquecimento, computador de bordo, luzes indicadoras de direção em LED, cavalete central e controle automático de estabilidade (ASC).