A Ford revelou nos Estados Unidos alguns segredos do Mustang dos anos 60 e 70 que nunca chegaram às linhas de montagem, mas fazem parte da história do modelo. Em meio século de existência, o carro está na sexta geração e a coleção de dez conceitos de design nunca lançados contribui para aumentar a paixão entre os entusiastas e estudiosos desse mítico carro da Ford.
Em cada uma de suas gerações o Mustang sofreu muitas alterações e evoluções, representando a tendência de diferentes épocas. A coleção de conceitos do início do modelo mostra como se formou o DNA e a personalidade do esportivo mais vendido do mundo.No desenvolvimento de um novo veículo são produzidos muitos desenhos e carros em argila em escala natural. No caso da evolução do Mustang, esse processo exigiu ainda muitos protótipos. parte deles formam um interessante museu dos "Não Mustang".
Conheça as imagens inéditas de dez destes conceitos do puro-sangue (textos acima, veículos abaixo):
1961 – Os protótipos iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang: este modelo foi batizado de Aventura e posteriormente de Allegro, mas foi rejeitado pelos executivos por ter apenas dois lugares.
1962 – O Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define perfeitamente as dimensões do modelo final.
1963 – Mais próximo do Mustang: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscrição Torino.
1964 – A Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares (menor, mas com as mesmas linhas), para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
1965 – Um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.
1966 – Olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo "shooting brake" de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.
1966 – Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
1971 – Renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é o emblema do cavalo na dianteira.
1971 – Mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta aos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.
1971 – A Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca e foi rejeitado.