Os motores V-Twin da Harley-Davidson têm sido, há mais de 100 anos, o coração das máquinas que inspiraram gerações de motociclistas no mundo todo a descobrir a sensação única de se pilotar uma moto da marca. Mais do que meramente motores, os Twin da fábrica possuem visual e som inconfundíveis, e se tornaram lendários ao longo da trajetória de sucesso da companhia americana, que recentemente divulgou os novos motores Milwaukee-Eight, que equipam os modelos da linha Touring.
Os nove motores desenvolvidos pela Harley ao longo dos anos retratam a evolução da marca. Confira os principais detalhes e diferenças de cada um deles:
Atmospheric V-Twin (1909)
O primeiro motor de dois cilindros da Harley surgiu em 1909, o Atmospheric V-Twin, que recebeu o nome devido à atuação das válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão. Ganhou lugar especial na história da HD por ser o elemento mais distintivo do design da moto da marca: o V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.
F-Head (1911 – 1929)
Em 1911, o cofundador e engenheiro-chefe Bill Harley tinha resolvido os problemas de seu design V-Twin com a criação do F-Head, com válvulas operadas mecanicamente. Foi o principal motor da companhia até a introdução do V-Twin Flathead, em 1930. Gerações de motociclistas gostaram da simplicidade e da confiabilidade desse modelo, que permaneceu em linha de produção até o início dos anos 1970 em servicars de três rodas.
Flathead (1929 – 1973)
A grande depressão foi um golpe na indústria de motos. Na tentativa de atender à demanda, Bill Harley testou várias opções até chegar ao Flathead, incluindo os de quatro cilindros em linha e o “boxer”, de estilos opostos.
Knucklehead (1936 – 1947)
Foi o primeiro motor da Harley a ter componentes e superfícies deliberadamente estilizadas que, mais tarde, se tornaram um marco. Recebeu o nome devido às tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro. Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que os antecessores, proporcionou mais potência, parcialmente devido às válvulas no cabeçote. Com ele, foi lançado o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado HD. Logo, todos os motores da companhia teriam o novo sistema de cárter de óleo seco e o emblemático tanque em forma de ferradura em torno da bateria.
Panhead (1948 – 1965)
Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor com deslocamento semelhante ao do Knucklehead, logo lançado como Panhead. Com cabeçotes de alumínio e tuchos de válvula hidráulicos, era mais silenciosos e precisava de menos manutenção.
Shovelhead (1966 – 1984)
Apresentou melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma proliferação de novos modelos que passaram a ser equipados com motores Big Twin, que antes equipavam apenas motos.
Touring.Evolution (1984 – 1999)
Com 80 polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos Big Twin. Tinha design sem vazamento de óleo, com ruído reduzido e uma vida útil muito mais longa, entre outros avanços.
Twin Cam (1999 – até hoje)
O novo motor oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de deslocamento. Foi aumentado em 2007 para se tornar o Twin Cam 96. Mudanças significativas vieram com os modelos 103 e 110, ambos disponíveis com ou sem refrigeração Twin-Cooled no modelo ano 2014.
Milwaukee-eight (2016)
O nono motor da história da companhia marcou outro importante salto em termos de design de motores. Com oito válvulas e cabeçotes refrigerados a água ou a óleo, oferece o mais alto nível de desempenho da fábrica. O nome homenageia a cidade americana de Milwaukee, em Wisconsin, berço da Harley, e o fato de ter oito válvulas (quatro por cilindro).