Com design inspirado nas motos clássicas de corrida da marca dos anos 1960, a Harley-Davidson acaba de trazer para o Brasil a Roadster. Membro da família Sportster, o modelo é da linha Dark Custom e combina desempenho moderno com estilo retrô. O motor é o conhecido V-Twin Evolution 1200cc, refrigerado a ar. Tal qual algumas ancestrais que ainda rodam nos Estados Unidos, a Roadster tem para-lamas curtos e roda dianteira grande – 19 polegadas, com 18 na traseira, ambas de alumínio e com cinco raios. O preço é de R$ 47,5 mil.
Diferentemente das outras Harley, na Roadster a postura do condutor é agressiva – mas não tanto quanto uma esportiva. Autonomia não é o forte do modelo, cujo tanque tem 12,5 litros – o consumo fica perto dos 18km/l. A suspensão é formada por garfo invertido de 43mm na frente e amortecedor pressurizado com pré-carga ajustável na traseira. O freio tem ABS e conta com duplo disco de 299,72mm na dianteira. O modelo chega às concessionárias ainda este ano.
Em relação à família Touring, a boa notícia para os harlistas é a baixa de 5% no preço de todos os modelos. A Ultra Limited passou de R$ 103 mil para R$ 95 mil. Já a linha CVO, a mais cara, teve aumento médio de 5%. Com isso, a CVO Street Glide passou de R$ 134,2 mil para R$ 141 mil.
Setor amarga forte queda
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) divulgou números nada positivos do setor. A produção de outubro foi de 71.221 unidades, 11,5% menos que setembro. Em comparação a outubro de 2015, a queda foi de 31,8%. No acumulado do ano, a produção chegou a 784.091 motos, 353.012 a menos que o mesmo período do ano anterior – queda de 31%.
No atacado (vendas da fábrica para concessionárias) foram comercializados 59.136 modelos em outubro, frente a 76.268 em setembro, um recuo de 22,5%. Na comparação com o décimo mês do ano passado, a queda é de 35,2% (91.205). No acumulado dos dez primeiros meses de 2016, as vendas totalizaram 742.589 unidades, queda de 29,3% em relação ao registrado no idêntico período de 2015.