O momento de trocar de carro exige bastante atenção e provoca dúvidas no comprador, mas alguns itens são mais fáceis do que se imagina. O seguro do veículo é um deles. Muita gente esquece de atualizar o serviço para o carro novo. Pior: alguns compram nova apólice, acreditando que a antiga não pode ser transferida de veículo. Mas basta informar o banco ou o corretor sobre a compra para ser feita a transferência do contrato e o cálculo de acréscimos, se houver. De acordo com o diretor-geral de Automóvel e Massificados do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, Jabis Alexandre, quando o cliente já possui um seguro, precisa apenas solicitar a alteração.
– Esses profissionais (funcionário do banco ou corretor) enviarão as alterações necessárias à seguradora – esclarece o executivo.
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De acordo com o Grupo Segurador, o mesmo ocorre quando o consumidor precisa incluir coberturas adicionais em sua apólice ou cancelar o contrato. A única diferença é que, no caso da rescisão do seguro, o cliente precisará elaborar uma carta de próprio punho, solicitando o cancelamento e informando dados pessoais (nome e RG) e do veículo (placas, ano e modelo). O documento será entregue ao corretor ou gerente do banco, que o repassará à companhia.
Alexandre explica que, ao solicitar a troca do veículo segurado, o cliente precisa estar atento para que todos os itens instalados no carro como, som e DVD, também estejam inclusos no novo contrato.
– Acessórios como kit de gás e blindagem, geralmente, não estão inclusos nas apólices de seguro. Por isso, é importante que o consumidor solicite a cobertura adicional para esses itens no momento da atualização ou renovação de sua apólice – conclui.
Dicas para contratar seguro:
– Período: é importante avaliar por quanto tempo o consumidor pretende permanecer com o veículo. Se a ideia for vender o carro após alguns meses, o indicado é optar por uma apólice com validade semestral.
– Coberturas adicionais: a contratação avulsa de alguns serviços, como o de guincho, pode ter custo muito elevado. Porém, se o consumidor habitualmente viaja com o veículo, uma opção de cobertura de guincho mais abrangente é o ideal.
– Serviços gratuitos: a maioria das seguradoras disponibiliza pacote de assistências, como serviços de chaveiro, encanador e eletricista já inclusos no contrato e que podem ser acionados sem custos extras, caso o segurado tenha uma emergência em sua residência.
– Descontos: outro benefício disponibilizado pelas companhias é o Clube de Vantagens, que oferece descontos em redes de estacionamentos, centros automotivos, locadoras de veículos e lojas online.
Fonte: Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre