Não se assuste caso, no final da manhã deste domingo, cruzar com uma trupe de motociclistas com roupas dos anos 50 e motos clássicas desfilando pelas ruas de Porto Alegre. Eles fazem parte de um evento que ocorre simultaneamente em 90 países, arrecada dinheiro e ajuda a combater o câncer de próstata – este ano, as doações também serão revertidas para ações contra a depressão.
Trata-se do Distinguished Gentleman's Ride (DGR). Para participar, os motociclistas devem se inscrever no site www.gentlemansride.com. Porto Alegre é uma das dez cidades do Brasil (são mais de 500 no mundo) que estão no evento. De acordo com os organizadores, até sexta-feira estavam inscritos 148 pessoas para o passeio, e já haviam sido arrecadados quase 500 dólares.
– As doações vão até dia 31 de outubro, então esse número aumentará muito. Vamos estar presenteando um capacete para quem fizer a maior delas, a partir de R$ 300 – informa o organizador do evento a Capital, Rafael Yves Gotuzzo.
O grupo vai se reunir na Zona Norte e, por volta das 11h30min, sairá em travessia pelos principais pontos da Capital. Entre 12h30min e 19h, os participantes vão se concentrar no Cais Mauá, onde haverá bandas e food trucks. A inscrição é obrigatória – só quem preenche a ficha recebe o trajeto, o local da saída e outros dados. Mas a doação é facultativa.
Criado em 2012 na Austrália, o DGR arrecadou na edição do ano passado mais de 2,5 milhões de dólares ao redor do planeta. A causa era voltada apenas para o câncer de próstata, mas influenciados pelo suicídio recente de um dos organizadores, em decorrência de depressão, o Passeio dos Distintos Cavalheiros incluiu em 2016 o combate ao transtorno.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, mais de 500 mil homens entre 20 e 39 anos cometem suicídio todos os anos no mundo. A Triumph é uma das principais apoiadoras do projeto mundial.