Daniel Jacques
Especial
A linha 2017 dos modelos Chevrolet Onix e Prisma ficou completa com as versões de entrada Joy. Opções mais baratas, elas se diferenciam por não adotar o novo visual, ao mesmo tempo em que trazem novidades na mecânica e muita tecnologia embarcada. As versões Joy contam com rodas de liga leve com design exclusivo, pneus verdes com menor resistência ao rolamento.
Na mecânica, a suspensão recalibrada proporciona o máximo de segurança aos ocupantes sem descuidar do conforto. O motor 1.0 ECO conta com um conjunto de tecnologias focadas em conforto, performance, baixas emissões e eficiência energética. Este novo sistema engloba detalhes no motor, transmissão, suspensão, freios (ABS e EBD), e até o uso de materiais nobres para redução de peso.
– Os ajustes feitos no Onix e no Prisma Joy os deixaram 10 mm mais baixo, transmitindo maior sensação de estabilidade e segurança – destaca a vice-presidente de Engenharia da General Motors, Fabiola Rogano.
No interior, destaque para o alerta de mudança de marcha no novo quadro de instrumentos digital que, com a direção elétrica progressiva, torna a dirigibilidade muito mais prazerosa. O painel tem acabamento em dois tons (preto e cinza) e traz sistema multimídia com projeção para smartphone.
Preços e OnStar
Assim como nas versões superiores, os novos Onix Joy, disponível com preço a partir de R$ 39 mil, e Prisma Joy (R$ 43.mil), trazem o novo sistema OnStar, incluindo serviços como o de recuperação veicular em caso de roubou ou furto, além do diagnóstico de itens do veículo por meio de um aplicativo específico para smartphones – inéditos em carros dessa categoria.
Itens de série
Ar-condicionado; vidros dianteiros elétricos; painel com velocímetro digital; alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus; faróis com máscara negra com as funções “Siga-me” e “Leve-me”; limpador e desembaçador traseiro sistema antifurto; aviso sonoro no cinto de segurança; luz de leitura; rodas aro 14 com calotas; airbag duplo.
Ficha técnica
Motor: 1.0 ECO Flex, com 80cv (etanol) e 78cv (gasolina) a 6.400rpm e torque de 9,8 kgf.m (9,5 a gasolina) a 5.200rpm
Transmissão: manual de seis velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo “McPherson”; traseira semi-independente
Freios: dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor
Dimensões (m): comprimento, 4,27; largura, 1,70; altura, 1,47; entre-eixos, 2,52
Porta-malas: 289l (Onix) e 500l (Prisma)
Tanque: 54 litros.
Direção: elétrica