Tentando recuperar terreno tomado pela Fiat no segmento de picapes, a Renault fez melhorias na Oroch. A principal delas é a implantação do câmbio automático, o mesmo de quatro marchas que equipa uma versão da Duster. Até junho, a Fiat Toro, modelo mais próximo da francesa em termos de tamanho, dominou amplamente a rival. Vendeu 15.743 unidades, mais do que o triplo da picape francesa (6.545), que custa muito menos - a top de linha da Oroch, de tabela, sai por R$ 76,5 mil, quase o mesmo que a versão de entrada da Toro (R$ 75,5 mil), que pode chegar a R$ 116 mil.
Tanto no ranking de junho quanto no acumulado do ano, a Oroch ficou em sétimo entre as picapes. A Toro foi a segunda mais vendida de junho, com 4040 unidades vendidas. Só perdeu para a irmã Strada, que teve 5.276. VW Saveiro, ficou em terceiro, à frente de Toyota Hilux, GM S10 e Ford Ranger.
No Estado, em junho o desempenho da Oroch ficou abaixo da média nacional, pois foi ultrapassada em vendas também pela GM Montana (19 contra 12 unidades) e ficou em oitavo lugar. O mês foi terrível para as revendas gaúchas no que diz respeito às picapes. As nove principais marcas, somadas, emplacaram apenas 24 unidades em Porto Alegre. Os números são da Fenabrave.
Francesa mais econômica
Para a linha 2017, que está chegando este mês às revendas, a Oroch anuncia ter deixado o motor 11,7% mais econômico em relação ao modelo anterior. A Renault buscou soluções da Fórmula 1 para melhorar a eficiência energética. O sistema de regeneração de energia funciona de forma simples e eficiente.
Durante a desaceleração, quando o motorista tira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Então, o alternador passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Assim, durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria.
O veículo ganhou ainda direção eletro-hidráulica, que se ajusta de acordo com a velocidade. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico a parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 2% o consumo de combustível.
Conforme a fábrica, o desenvolvimento da linha 2017 envolveu 74 engenheiros. Em um período de dois anos, foram testadas 121 unidades em países como Brasil, Argentina e França com o foco na redução de consumo de combustível.
Assim como na Duster, a Oroch tem a função EcoMode, acionada por meio do botão localizado no painel central. Este modo limita a potência do motor e do ar-condicionado, o que permite redução de 10% no consumo de combustível. Outro recurso é o indicador de trocas de marchas Gear Shift Indicator (GSI), o qual auxilia o motorista a dirigir de forma econômica.Para uma pilotagem mais esportiva, é possível trocar as marchas na própria alavanca.