Com nova carenagem e a implantação de suspensão eletrônica (ESA), a BMW F 800GS chega no final do mês às revendas tentando consolidar a liderança do mercado nacional de maxitrail. Com preço sugerido de R$ 46 mil, a ação de pré-venda tem planos e condições especiais, como bônus de R$ 1,5 mil para os clientes que efetuarem reserva.
No mais, o modelo não teve alterações e manteve o motor bicilíndrico de 85 cavalos, capaz de fortes arrancadas, além do suave câmbio de seis marchas. O conjunto é capaz de fazer a moto render até 25km/l, o que permite boa autonomia para o tanque de 16 litros. Os freios ABS são outro ponto forte e podem ser desligados para quem quer aproveitar as derrapadas nas estradas de terra.
Até março, de acordo com Fenabrave, a atual versão da 800 GS emplacou 597 unidades, contra 520 da grande rival, a Triumph Tiger 800. Com motor de três cilindros, a segunda colocada no ranking tem fôlego de sobra e pode proporcionar desempenho melhor no asfalto. Porém, a maior parte dos amantes de viagens off road acaba optando pela BMW, sobretudo pelo torque em baixas rotações.
Em terceiro lugar da lista aparece outra GS, a BMW 1200, com 517 unidades vendidas. Na sequência da lista, BMW G 650 e Yamaha XT 660R fazem um duelo palmo a palmo pela quarta posição. Até o final de março, a alemã levava a melhor por apenas uma unidade: 248 contra 247 emplacamentos. Ainda em março, em Porto Alegre, a 800 GS foi o modelo mais vendido entre todas as motos com mais de 250cc. Foram 11 unidades, contra oito Suzuki V-Strom 650 e seis Triumph Tiger (somando-se os modelos de 800 e 1200 cilindradas).
Pequenas diferenças
O sistema de mudança de suspensão, de acordo com a montadora, é o mesmo que equipa a 1200GS. Denominado de ESA, ele permite que o piloto, com um botão próximo da manopla direita, regule a calibragem da suspensão traseira para conduzir uma ou duas pessoas – também há opções caso a moto esteja com ou sem os bauletos . Para não intimidar os condutores mais baixos, o modelo terá três opções de assentos – além do confort, maior e mais adaptado para longas viagens. Com eles, a altura do banco pode variar entre 82cm e 88cm.
A tampa do tanque, a cobertura da trava de ignição e a cobertura do radiador foram modificadas e ficaram mais modernas – a peça do radiador ganhou elementos galvanizados que contrastam com as superfícies pintadas.
A motocicleta ainda conta com manoplas aquecidas, computador de bordo, cavalete central, indicador de direção em LED e protetores de mão. O modelo foi apresentado ao público no Salão de Motocicletas de Milão, na Itália, em novembro do ano passado, e agora chega às concessionárias do mundo todo.
Ficha técnica
Motor – bicilíndrico de 4 tempos, com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro, 798cc, 85 cavalos a 7.500rpm e torque de 83Nm a 5.750 rpm
Câmbio – seis marchas, com corrente
Quadro – aço tubular treliçado
Suspensão dianteira – garfo telescópico invertido de 43mm de diâmetro e 230mm de curso
Suspensão traseira – balança de alumínio com amortecedor centralizado de 215mm de cursoRodas – 21” (dianteira) e 17” (traseira)
Freios – disco duplo de 300mm com pinça flutuante de dois pistõesna frente e disco simples de 265mm com pinça flutuante de um pistão na traseira
Tanque: 16 litros (na Adventure, 22 litros)
Consumo: oscila entre 14km/l e 25km/l, dependendo da forma de condução e do peso transportado
Demais itens – controle de tração, regulagem eletrônica de suspensão e aquecimento de manoplas
Preço – R$ 45,9 mil