Trinta e dois anos depois de ser lançada na Europa, onde faz sucesso até hoje, a Honda SH 300i chega ao Brasil. Com motor potente, tecnologia e muita agilidade para o trânsito urbano, a intenção dos japoneses é atrair donos de carros de luxo que estão cansados de ficar parado no tráfego das grandes cidades, mas que não abrem mão de ter um produto exclusivo e querem chegar no trabalho com o terno limpo e os sapatos secos. O produto cumpre o prometido. A tarefa agora é convencer esse consumidor a pagar pelo menos R$ 23 mil – o preço será confirmado na próxima semana.
Concorrente direta, a Dafra Citycom 300 custa R$ 18,5 mil. Para fazerem os clientes gastarem ao menos R$ 4,5 mil a mais, a Honda tem alguns trunfos. Um deles é a suspensão traseira com cinco regulagens de pré-carga. O outro é o entre-eixos menor (1,43cm contra 1,50cm), que garante mais agilidade. Mas a maior aposta é na possibilidade de ligar e conduzir a moto com a chave no bolso ou em qualquer lugar em um raio de 2m do veículo, tecnologia até então inédita no segmento.
O piso, carinhosamente chamado de chãozinho por parte do público feminino, é reto, o que dá mais conforto, embora prejudique a estabilidade. No teste drive em Indaiatuba (SP), na terça-feira, o veículo mostrou que atinge 90km/h com facilidade e que é ágil entre os carros. A gigantesca bolha (para-brisa) na frente tem prós e contras. Protege o condutor do vento e da sujeira, porém, na chuva, os pingos ficam no plástico e prejudicam a visão – lembre-se de que não há limpador. O equipamento é de série, tem tamanho único e, para tirá-lo, é preciso desmontar parte da carenagem. A Honda não aconselha.
O painel, mais moderno que o da irmã menor PCX 150, marca o consumo instantâneo, que ficou em torno dos 31km/l rodando a 90 km/h – a moto só é abastecida à gasolina. Há ainda uma luz indicativa do momento adequado para a troca do óleo do motor – as sete primeiras são gratuitas.
Sob o banco, o compartimento permite guardar um capacete fechado, um par de luvas e alguns apetrechos bem pequenos. Tem também saída de 12v, própria para carregar o celular enquanto a moto roda – caso alguém queira instalar um GPS, não é impossível, mas será preciso um fio bem longo e uma certa dose de engenhosidade. No lado direito da carenagem, abaixo do painel, há um compartimento fechado, ideal para guardar a carteira, embora não tenha chave.
A altura do assento certamente vai assustar quem não tem prática em motos e mede menos de 1,70m. Por isso, ao contrário das irmãs menores PCX, Lead e Biz, a SH 300i não deve fazer tanto sucesso com o público feminino. A Honda acredita que pelo menos 90% dos compradores serão do sexo masculino. E, por isso, lançou o veículo em apenas três cores: preto, branco e cinza.
FICHA TÉCNICA
Motor: Monocilíndrico SOHC de 279,1cm³ e 24,9cv, arrefecido à água e com injeção eletrônica
Transmissão: CVT Dimensões: 2.131mm (comprimento) x 728mm (largura) x 1.193mm (altura) x 1.438mm (entre-eixos) x 805mm (altura do assento em relação ao solo)
Quadro: berço com tubos de aço
Freios: discos de 256mm (frente) e 240mm (atrás)
Suspensões: telescópica de 115mm (dianteira) e duplo amortecida de 114mm e cinco níveis de regulagem (traseira)
Rodas: 16 polegadas
Tanque: 9,1l
Peso seco: 162kg
Luzes: todas de Led
Preço: entre R$ 23 mil e R$ 24 mil, a ser confirmado na próxima semana