Ela não tem porta-chimarrão, não vem com adereços de Inter ou Grêmio nem tem espaço para churrascos. Porém, em termos de picape, a Saveiro é a queridinha dos gaúchos. Enquanto no Brasil todo a Fiat Strada domina a categoria, no Estado é o veículo da Volkswagen que lidera o ranking. Por que? Há várias teorias, mas a verdade é que nem os especialistas têm uma resposta absoluta. Mas há alguns indícios.
Lançada em setembro de 1982, a Saveiro era refrigerada a ar e tinha motor mais antiquado que o das então concorrentes Fiat Fiorino e Ford Pampa. Porém, em 1995, a Volkswagem adotou o legendário motor AP600 à gasolina na picape. Algumas unidades ganharam motor a diesel da Kombi, apenas para a exportação. Porém, com o velho jeitinho brasileiro, algumas unidades foram introduzidas no mercado nacional, mesmo que a legislação da época proibisse carros 4x2 com esse combustível - exceto caminhões.
Até 2002, a Saveiro liderou o mercado nacional. Foi quando a Fiat Strada atropelou as concorrentes. Entre 2003 e 2010, a Chevrolet Montana empurrou a Saveiro para a terceira posição, mas em 2010, depois de passar por uma forte reestilização, o veículo da VW retomou a vice-liderança. Para 2016, a montadora alemã aposta em nova virada, pois reformou radicalmente sua picape, que chega às concessionárias a partir de abril. O grande trunfo é a conectividade. A picape recebeu o mesma sistema de informação e entretenimento que passou, recentemente, a equipar o Novo Gol e o Novo Voyage.
Conectada com o mundo
O sistema App-Connect permite o espelhamento de smartphone na tela touchscreen com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. O sistema tem tela colorida de 5 ou 6,33 polegadas e, pelos alto-falntes, reproduz as mensagens de texto (SMS) enviadas pelo celular – também é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que será enviada em formato SMS. O App-Connect permite parear dois celulares simultaneamente. A Nova Saveiro pode ser equipada com exclusivo suporte para celular no topo e ao centro do painel, que possibilita carregar e posicionar o smartphone para uma direção mais segura e interativa. De acordo com a montadora, o preço da peça, como acessório, é de cerca de R$ 350.
Mesma suspensão
Números do mercado de picapes
No Brasil
Veículo Unidades
1 – Fiat Strada 4.590
2 – VW Saveiro 2.927
3 – Toyota Hilux 2.249
4 – Ford Ranger 1.218
5 – Chevrolet S10 1.179
6 – Fiat Toro 1.117
No RS
Veículo Unidades
1 – VW Saveiro 516
2 – Fiat Strada 414
3 – Toyota Hilux 229
4 – GM S10 212
5 – Renault Oroch 147
6 – VW Amarok 144
Dupla é feita para cinco passageiros
Em relação às concorrentes, a Saveiro com cabine dupla tem um trunfo e uma bola fora. Trunfo: é legalizada para cinco passageiros – e oferece bom espaço interno para isso. Porém, a picape não tem porta auxiliar e, para entrar na parte de trás, é preciso o malabarismo típico dos anos 1980, com os bancos da frente sendo dobrados – o mesmo serviço que oferecem as picapes com cabine estendida.
No mais, os alemães levaram a sério o conforto de quem trafega no banco traseiro. Há suportes para colocação de copos e saídas USB, além de três encostos de cabeça. As janelas laterais possuem abertura de alguns centímetros. Na visualização e até em parte do acabamento, a Saveiro praticamente deu adeus à família Gol e está muito mais próxima da irmã maior Amarok. O problema é que, com preço de R$ 70 mil, ela terá de concorrer com modelos básicos maiores e mais modernos, como o Fiat Toro e a Renault Oroch.
VERSÕES E PREÇOS
Saveiro Robust 1.6 8V cabine simples – R$ 43.530 – banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores com controle interno manual, indicador de troca de marcha, faróis com máscara escurecida, rodas de aço de 15 polegadas, tampa da caçamba com amortecedor e chave, freios a disco nas quatro rodas com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e alerta de frenagem de emergência (ESS). Opcionais: pacotes Acesso Fácil, que integra vidros e trava elétricos e chave tipo “canivete”; Conectividade, com sistema de som com rádio AM/FM, CD, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, dois alto-falantes e dois tweeters; e o módulo Work, com terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.
Saveiro Trendline 1.6 8V – R$ 48 mil (cabine estendida, R$ 52.730, e dupla, R$ 56,3 mil) – Direção hidráulica, vidros elétricos e travamento central, chave tipo “canivete”, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria.
Saveiro Highline 1.6 8V cabine dupla (R$ 63.070) – acrescenta volante multifuncional, ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave canivete com controle remoto, direção ajustável, retrovisores com ajustes elétricos e sistema de informação e entretenimento Media Plus.
Saveiro Cross 1.6 16V, cabine estendida – R$ 66.110 (cabine dupla, R$ 69.250) – Top de linha, vem com motor de 120cv (110 a gasolina) e tem ainda volante multifuncional revestido de couro, faróis com a função Coming & Leaving Home, capota marítima, santantônio exclusivo e ganchos para fixação de carga na caçamba. A cabine dupla possui controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios ABS com função off-road, sistema de assistência de frenagem, bloqueio eletrônico do diferencial e controles de tração (ASR) e de assistência de saída em rampa.
Obs.: Opcionais: pacote Conforto Completo adiciona ar-condicionado, sistema keyless de chave com controle remoto e retrovisores externos elétricos, entre outros. Em termos de interatividade, o sistema principal tem Bluetooth, áudio streaming, entradas USB/ Aux-in e para cartões SD-card e suporte para celular, além de tela Composition Touch com módulo navegação.
PALAVRA DOS DONOS
Depois de ter uma picape grande levada por ladrões no ano passado, Juliana Johann Pizarro e o marido optaram por comprar um modelo menor. Olharam o mercado e, pelo preço, optaram por uma Saveiro, comprada em dezembro.
– Com a outra, mesmo tendo seguro, tivemos grande prejuízo. Essa é um investimento menor, então o prejuízo, em caso de novo roubo, será menor – raciocina a moradora de Porto Alegre. O casal usa a caçamba para levar “coisas para o sítio da família”. De acordo com Juliana, o motor, embora mais fraco que o das principais concorrentes, é suficiente.
– Acho o carro muito econômico, macio e confortável. Ao menos por enquanto, estamos muito felizes com a compra – diz a mulher.
Análise completa
Mas fã mesmo de Saveiro é o estudante e empresário Roberto Liedtke, 19 anos. No ano passado, ele fez aquilo que todo consumidor deve fazer antes de comprar carro: analisou motor, preço, design e tudo que conseguiu sobre os concorrentes. Depois, escolheu o veículo de sua preferência.
– Sempre gostei mais da Volkswagen, mas não foi só isso. Acho a Saveiro visualmente mais interessante, com custo-beneficio melhor. O interior, achei confortável, e esse motor de 16 válvulas e 120cv responde muito bem – resume o rapaz, morador de Três Coroas, no Vale do Paranhana, que em junho do ano passado adquiriu uma Cross, com cabine estendida.
Adepto do que classifica de “carros menos chamativos”, Roberto diz que não gostou muito da mudança feita no modelo para 2017.
– O interior é bonito, mas a fábrica quis botar frente própria, sem seguir a linha do Gol, e não sei se foi a escolha certa, pois não achei tão atraente quanto o modelo anterior.
Para o empresário, pelo preço de quase R$ 70 mil, o veículo poderia ter acessórios como o descanso de braço para o condutor.
– O sistema de som também é deficiente, pois o rádio é simples demais e os falantes originais, péssimos. Além disso, o rádio é interligado demais com sensor de ré, bluetouth e outras coisas, o que dificulta muito eu trocá-lo – afirma.
A suspensão, na opinião de Roberto, é muito boa, mas é o freio que faz a diferença em relação a outros modelos.
– É só comparar com as outras, o freio da Saveiro é a disco nas quatro rodas. Nunca me decepcionou.