Enquanto montadoras de veículos populares e de preços médios se descabelam para tentar retomar o mercado, empresários do segmento premium estão rindo à toa e apostando em mais crescimento. A Mercedes-Benz, que teve aumento de 44% em suas vendas no Brasil e emplacou 17.525 modelos no ano passado, quer mais. Na terça-feira, os alemães apresentaram à impressa mais duas apostas para atrair endinheirados de todo o país: a SUV GLC 250 4 Matic e o inédito GLE 4 Matic Coupé. Ambos chegam em duas versões. Na linha C, o valor varia entre R$ 222,9 mil e R$ 264,9 mil. O Coupé é mais caro: R$ 415,9 mil e R$ 425,9 mil.
O GLC substitui a linha GLK. Mais do que trocar as últimas letras, os germânicos deram uma revigorada no carro para deixá-lo com menos cara de "tiozão". Deu certo. Com motor 2.0 turbo de 211cv, o carro faz de 0 a 100km/h em 7,3seg. A tração 4x4 é fixa. A carroceria é totalmente nova e ficou 50kg mais leve que a antecessora. Outros 12kg a menos vieram da nova transmissão 9G-Tronic, com carcaça de magnésio. Na estrada, fez o consumo de gasolina melhorar 19% – no teste em estradas do interior de São Paulo, a 120km/h o carro fez 7,9km/l. Entre os vários mimos, há um botão no tampo traseira que fecha o compartimento ao apertá-lo. Além de poupar o motorista de sujar a mão na lataria (ou sujar a lataria com a mão), o equipamento tem dois sensores importantes: um antiesmagamento, no caso de algo está entre o tampo e o fecho, e outro que calibra a abertura da porta com a altura do local da garagem – isso impede que a porta bata em um teto baixo.
A sopa de letrinhas é generosa e tem para todos os gostos: ABS, ABR (freios), ESP (controle de estabilidade), HSA (assistente de partida na subida) e vários outros recursos eletrônicos. A Mercedes fez acordo com a Apple e sua tela multimídia se intercomunica com os iphones – por enquanto, o sistema não permite o mesmo com Android. Exclusivíssimo Já o modelo Coupé é o que se pode chamar de exclusivo do exclusivo. Em termos de acabamento interno, ele não é tão luxuoso quanto o GLC. Os dois usam mesmo câmbio de nove marchas. Na parte estética, porém, suas linhas remetem a músculos, e as rodas de 21 polegadas (as do GLC são de 19) dão um toque esportivo ao carro. Mas o que aumenta tanto o preço em relação ao outro lançamento é o motor, um V6 biturbo de 333 cavalos de potência – a velocidade é limitada a 247km/h. Na estrada, a 120km/h o consumo foi de 10,1km/l.