Não vale título, não é clássico, sequer jogo de mata-mata. Grêmio e Athletico-PR; no entanto, já está agitando a torcida tricolor, e com bons motivos. A busca de recuperação no Brasileirão coincidirá com retornos importantes que já poderão ser vistos contra o Brasiliense pela Copa do Brasil. Tem Tiago Nunes, Diego Souza, Ferreira e outros que foram vítimas da covid-19, a dupla Geromel e Kannemann e até os retornos dos olímpicos Brenno e Matheus Henrique. Nada, porém, anima mais e aumenta a ansiedade gremista do que a possibilidade de estreia de Douglas Costa.
Aventada após os treinamentos dos últimos dias, sinalizada pelo próprio clube em redes sociais e viabilizada pelo adiamento do casamento do jogador, marcado inicialmente para esta quinta-feira (10), o retorno efetivo de Douglas Costa com a camisa do Grêmio deixa esta partida como a mais esperada pelos gremistas na temporada 2021. A partir deste jogo começará a se projetar, avaliar e até cobrar uma campanha no Brasileirão que permita durante toda a competição se ter a perspectiva de título. Ainda que o grande reforço da temporada fique no banco de reservas em função da falta de ritmo, a atração está garantida.
O adiamento da partida contra o Flamengo fez com que a tabela mantivesse o Grêmio ainda refém da derrota para o Ceará e sem pontos conquistados na competição. O jogo contra os paranaenses, em casa, passa a ter um significado maior com a responsabilidade da vitória que seria o bom recado para a torcida. Está muito perto da escalação tida como ideal para Tiago Nunes estar em campo. Quanto ao rendimento esperado, vale dar tempo, mas o Brasileirão é impiedoso neste sentido.