É incrível a abrangência que teve e ainda está tendo a simples cogitação de que Edinson Cavani poderia deixar a Europa para jogar no Grêmio. Há uma legião de gremistas que não abandonarão o sonho tão cedo, mesmo que o presidente Romildo Bolzan Júnior tenha esclarecido a situação e colocado claramente que se trata de algo impossível agora. O simples rumor, porém, permite que se criem justificadas ilusões. Entre os animados com o negócio que não vai sair estava alguém que jogou no Grêmio, é amigo de Cavani, companheiro de seleção e tem um gosto semelhante em relação às coisas do campo: Cristian "Cebolla" Rodriguez.
O meia de 34 anos, atualmente no Peñarol, esteve no Grêmio por pouco tempo em 2015. Com muitos problemas físicos, jogou menos de 90 minutos, mas deixou muitos amigos na Arena. Sua característica fora do campo era o gosto por cavalos e festas gaúchas. Esteve em provas do Cavalo Crioulo e, posteriormente à sua saída, voltou a Porto Alegre no Acampamento Farroupilha. Esta semelhança com Cavani os aproximou na convivência de anos na Celeste Olímpica. Cebolla tem fazenda em Colônia do Sacramento e o amigo em Salto.
Ao saber dos rumores sobre a possível contratação de Cavani pelo Grêmio, Cristian Rodriguez buscou informações inicialmente com amigos de Porto Alegre. Estes confirmam que houve uma conversa entre os dois uruguaios e que Rodriguez, ao ser informado que dificilmente aconteceria um acerto, lamentou que eles não poderiam fazer um "assado" juntos ou ver os cavalos. O ex-gremista não esconde o apreço que mantém pelo clube e torcia para que houvesse acerto.
Este fato, um tanto prosaico e que parece irrelevante, mas que dá a dimensão de quem é Cavani e do tamanho do anseio de seus amigos de tê-lo de volta à América do Sul. Não é menor a vontade, quase obsessão, do Grêmio em tê-lo um dia, seja na oficialidade do presidente ou pela paixão do torcedor. Talvez nem a frustrada volta de Ronaldinho em 2011 tenha causado tanta expectativa positiva no ambiente gremista quanto agora. A diferença é que o atual sonho continua pois Cavani terá portas abertas sempre.