Guerrero não é um "homem Gre-Nal", pelo menos até agora. O peruano já tem um bom currículo no Inter. Ele é ídolo, demonstra respeito pela instituição, faz gols e cumpre com quase todas as exigências para alguém de seu nível. Há; contudo, uma meta a ser cumprida e que já gerou chacota pelos rivais gremistas. Nenhum centroavante da Dupla se consagra completamente sem gol em clássico e ainda não foi desta vez que o peruano marcou. O titular colorado não só está zerado no placar, mas está devendo uma grande atuação, se mostrando costumeiramente uma presa fácil para os zagueiros gremistas.
Nada impede Guerrero de marcar um gol decisivo no próximo clássico ou que simbolize a volta colorada às vitórias, algo que também anda pesando muito contra o lado vermelho. Provavelmente isto eliminará críticas ou ironias. Virou meta para o goleador, ainda em jejum nos clássicos.
Só que para isto é preciso achar um caminho e, vistos os últimos clássicos, o centroavante está longe de encontrar. Individualmente a impressão que se tinha, mesmo antes da pandemia, é de que faltava força para combinar a busca de jogo no meio do campo e a chegada na área. São comuns os desarmes de adversários com mais vitalidade. Também há uma carência tática colorada. Falta um esquema que proporcione assistências, seja por alguém jogando ao seu lado, ou por lançamentos e cruzamentos de boa qualidade. Eduardo Coudet admitiu isto.
Não bastassem dificuldades de Guerrero ou do Inter, há um aspecto fundamental na busca de gol em Gre-Nal. É preciso vencer a zaga adversária, algo que não vem sendo fácil para ninguém contra Geromel, Kannemann e companhia. A impressão que fica de todos os enfrentamentos do avante colorado contra a defesa tricolor é de que os gremistas têm a fórmula exata para neutralizá-lo.
Nada é definitivo. O Gre-Nal é um organismo vivo a destruir e consagrar jogadores por um lance. A história mostra e Paolo Guerrero deve se valer disto para seguir tentando ser um "Homem Gre-Nal". Até agora ele não é. Sem isto não há idolatria completa para um atacante no Rio Grande do Sul.