Nunca o Campeonato Alemão despertou tanta curiosidade entre nós. A partir do próximo dia 16, ele marcará a volta do futebol pós, ou ainda durante, a pandemia. Mesmo que a Coreia do Sul também retome seus jogos, os alemães têm um significado muito maior no cenário futebolístico mundial.
Com a transmissão para a TV no Brasil e a ausência dos nossos campeonatos, não demorará muito para a torcida brasileira adotar seus clubes do coração nas terras germânicas. Será bom ver a bola rolando, ainda que num cenário melancólico, mas necessário, de estádios vazios. Caberá a nós, brasileiros, mas especialmente gaúchos, atentar para o que ocorrerá na Alemanha.
A torcida é total e irrestrita para que o modelo de retomada funcione. Isto significará o caminho a ser seguido por aqui, claro que quando os números de casos e os gráficos da covid-19 assim permitirem. Por lá, o futebol não estará desafiando o coronavírus, mas adequando sua atividade a um momento excepcional. Mesmo que um dia eles tenham aplicado 7 a 1 em nós, temos de estar de bandeira alemã nas mãos, não importa o clube. Nós poderemos ser eles dentro de alguns meses. E estaremos mais felizes.