Faltando uma semana para terminar o mês de maio, reitero o que projetei em fevereiro: o Inter só terá um time pronto no segundo semestre. Não se tratou de palpite, adivinhação ou coisa do gênero. Apenas considerei que o Inter ainda estava em fase de contratações e que o seu último reforço chegaria após o final do Campeonato Paulista. Último e melhor reforço, diga-se de passagem.
Pois é o que vai acontecer. Sábado, Pottker estreou no Beira-Rio. Como o adversário não era de meter medo, pelo contrário, e porque não estava convicto sobre quem deveria ir para a reserva e quem deveria jogar, Antônio Carlos Zago decidiu experimentar o trio de atacantes formado pelos jogadores mais renomados. Empatou o jogo, mas poderia ter vencido. Se vencesse, teria sido sem jogar bem. Explico, a seguir, o que deu errado.
Leia mais:
Liberado pelo Inter, Anselmo se apresenta ao Sport nesta terça
Danilo Fernandes e Lomba treinam com bola e estão liberados pelo departamento médico do Inter
Valdívia não deve mais atuar pelo Inter e clube espera nova oferta do Atlético-MG
Mas, nestas observações, o que importa é destacar que foi um jogo de experimentação. Zago, no futuro, não escalará mais três atacantes. Voltará a usar o losango de meio-campo e aí, com alguns jogos sem mudar escalação e esquema tático, o Inter estará com o seu time pronto ou quase. E já será o segundo semestre, compreenderam?
Desgaste
O Inter realmente pareceu perder forças no segundo tempo do jogo de sábado. A responsabilidade, entretanto, não deve ser atribuída imediatamente à preparação física. Ocorre que Zago escalou o time com três jogadores no meio-campo, entre eles D'Alessandro.
Era inevitável que o argentino cansaria tendo que cumprir a dupla função de armar e marcar como segundo volante. Mais uma razão para que o treinador colorado nunca mais escale o time com três atacantes.
O esquema ideal, neste time do Inter, é o 4-4-2. Um volante de contenção (Rodrigo Dourado), dois jogadores de segunda função (Edenílson e Gutiérrez) e um quarto adiantado (D'Alessandro). Fora deste desenho tático é invenção e errada.
Alívio, eles voltaram
No final da tarde desta segunda-feira, saiu a notícia que os colorados esperavam: Danilo Fernandes e Marcelo Lomba estavam liberados pelo DM colorado. Zago deve ter soltado um suspiro de alívio, embora o garoto Daniel tenha dado uma resposta surpreendente quando jogou.
* ZHESPORTES