Durante a campanha eleitoral, o presidente Alessandro Barcellos destacou que o Campeonato Brasileiro seria uma prioridade para 2024. O discurso acontece principalmente pela ausência colorada na Copa Libertadores. Sendo assim, é mais fácil transformar a competição nacional em principal objetivo na temporada.
Não é coincidência o Inter não ter conquistado o Brasileirão na Era dos Pontos Corridos. Nesse período tivemos grandes elencos que poderiam ter vencido o campeonato de forma natural. A grande questão é por qual motivos vencer o Brasileiro nunca foi a cereja do bolo nos anos 2000? Um dos argumentos é de que a tentação dos torneios de mata-mata e a tradição que eles têm aqui no Rio Grande do Sul deixam todo o foco em Copa do Brasil ou Libertadores.
Podemos recordar das inúmeras vezes que o Inter bateu na trave na busca pelo título brasileiro. A maioria delas foi por um detalhe. Em 2005, perdemos para o escândalo político que foi aquele campeonato. Na temporada de 2009, ficamos na mão do Grêmio. Na mais recente, em 2021, foi pela ponta da chuteira do Edenilson. Mas se nesses momentos tivéssemos planejado melhor as 38 rodadas poderiam ser diferente.
Se desde o início o Brasileirão virar uma prioridade do clube, a chance de conquista aumenta muito. Em anos em que não focamos completamente, dividimos protagonismo com times em melhor fase como Flamengo e Palmeiras. No momento em que escolhermos todas as rodadas como decisões, tenho certeza de que o resultado será animador. O Campeonato Brasileiro é o compromisso mais relevante para 2024.