A jornalista Juliana Bublitz colabora com o colunista Tulio Milman, titular deste espaço
Ela está sempre lá. Desde que as obras do Trecho 3 da orla do Guaíba, na Capital, ganharam forma, Andréa Rotunno, 58 anos, assumiu uma missão especial: a servidora de carreira do município foi convocada pelo prefeito Sebastião Melo para ser a diretora do novo espaço público - uma espécie de xerife da área.
No primeiro final de semana de abertura, foram 20 horas caminhando de um lado a outro. A rotina vem se repetindo diariamente. Andréa é vista inspecionando as quadras de futebol, observando o uso correto da pista de skate e orientando frequentadores.
Com 39 anos de serviço público, a chefe do Trecho 3 foi professora e trabalhou em sala de aula por duas décadas. Pelo espírito prático, acabou atuando em outras áreas da prefeitura - ajudou, por exemplo, na organização da chegada da tocha olímpica a Porto Alegre, em 2016, e na realização do Caminho do Gol, na Copa de 2014.
Torcedora do Inter, Andréa também é conhecida por ser uma das idealizadoras do Criança Colorada, o projeto social mais longevo do clube. Agora, o foco é outro, mas o espírito é o mesmo.
— Eu já podia estar aposentada. O fato é que gosto de participar, de estar envolvida em atividades importantes para a cidade. Tenho uma gratidão de vida à prefeitura e quero retribuir. O prefeito Melo teve essa sensibilidade, por isso me chamou — relata a psicopedagoga.
Até agora, para alegria de Andréa, o balanço dos primeiros dias é positivo, sem maiores problemas - houve apenas um incidente durante a madrugada, quando um homem rabiscou a pista de skate, que foi limpa logo em seguida. Ela torce para que continue assim (e nós também).
— Não tivemos acúmulo de lixo nem depredações. Estamos felizes. A orla é de todos, e esperamos que a população siga ajudando a cuidar da área — diz a diretora.
Sempre de olho
O Trecho 3 da Orla recebeu 32 câmeras de alta sensibilidade, que estão ligadas ao Centro Integrado de Comando, além da presença constante da Guarda Municipal, da Brigada Militar e de funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Skate x bicicleta
Uma das preocupações da diretora do Trecho 3 é o uso da pista de skate por ciclistas, o que pode acabar resultando em acidentes. Para atender ao público das bicicletas, que já conta com ciclofaixa junto à Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a prefeitura planeja buscar um parceiro na iniciativa privada disposto a revitalizar o velódromo do Parque Marinha do Brasil.