Mais uma vez, fica o convite para separar torcida e análise. Se Eduardo Leite ganhar as prévias do PSDB e for mesmo candidato à Presidência, isso será bom para o Rio Grande do Sul.
Um dos principais motivos é que o Brasil passará a olhar para cá de um jeito diferente. E, nesse caso, Leite terá de resolver mais rapidamente problemas como o de escolas sem condições mínimas para receber professores e alunos, mesmo que algumas delas sejam municipais, um tema no qual o Jornal do Almoço, da RBSTV, tem se debruçado de forma séria e construtiva nas últimas semanas.
Bons políticos são ambiciosos. Querem crescer e isso, se pautado pelos limites éticos e legais, é uma força positiva que pressiona a busca de resultados. Mesmo em campanha para suceder Bolsonaro, Eduardo Leite não poderá se descuidar do seu Estado, que é também o seu cartão de visitas. O governador sempre gostou de viajar e transitar. Mas será julgado, hoje e sempre, pelo que fez e deixou de fazer nesse pedaço de Brasil ao sul do mundo.