Um único avião tem o poder de transformar o que acontece no chão de uma das maiores cidades gaúchas. O projeto já está decolando e, quando ficar pronto, deve se transformar em polo cultural e cartão postal da região metropolitana.
A Aviãoteca de Canoas parte de uma ideia simples: aproveitar a sinergia do município com a aviação – é lá que fica uma das mais importantes bases aéreas militares do país – para transformar o parque Eduardo Gomes em centro de atividades educativas. Uma aeronave de porte grande será adaptada para se transformar em uma biblioteca cercada por outras comodidades, como cafeteria, simulador de voo, loja de produtos temáticos e museu.
Sem custos para o município, a iniciativa se baseia em parcerias com a iniciativa privada e espera ajuda do governo federal.
— Será um grande sucesso e um caminho, através do estímulo à leitura, para avançarmos na educação — projeta o prefeito Jairo Jorge.
O projeto é pilotado pelo secretário municipal da Cultura, Wolmar Pinheiro Neto, e tem como padrinho o deputado estadual Tenente-coronel Zucco, que deve entrar nesta segunda-feira com um projeto na Assembleia propondo que Canoas se transforme, oficialmente, na “cidade do avião”. Mais do que um complexo cultural, a Aviãoteca de Canoas é uma demonstração de fé no futuro, no momento em que o mundo enfrenta uma crise sem precedentes, mas que, assim como todas, passará. Em princípio, a inauguração deve ocorrer ano que vem.