Em relação às críticas de leitores que pedem fiscalização mais dura quanto ao excesso de barulho nas motos, o diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger, explica que uma alteração no Código Brasileiro de Trânsito, na metade de 2011, dificultou as autuações. Antes, era possível para os agentes multar apenas constatando, na passagem das motocicletas, o excesso de ruído. Mas as abordagens, que não eram necessárias, passaram a ser.
– Isso criou uma grande dificuldade para nós, porque muitos motociclistas não param quando vão ser abordados e não podemos fazer a autuação. Verificamos este aumento nas ruas, mas não conseguimos pegar todos, porque fogem – diz Berwanger, acrescentando ainda que um dos possíveis motivos da fuga é a situação irregular da moto.
Uma das estratégias usadas agora têm sido a realização de blitzes exclusivas para motos. Neste ano, foram realizadas 34 operações. Foram autuados 328 veículos e 86 foram recolhidos por irregularidades como inexistência do silenciador do motor ou equipamento defeituoso ou estragado.
São infrações consideradas graves e a multa prevista é de R$ 195,23.