Avesso aos holofotes, orgulhoso da farda e reconhecido pela liderança e espírito cívico, o general Geraldo Antonio Miotto está enviando a sua carta de despedida do Comando Militar do Sul, que tem sede em Porto Alegre e reúne cerca de 50 mil militares do RS, SC e PR.
Dia 30, passará o cargo ao também gaúcho Valério Stumpf Trindade, um dos mais experientes militares brasileiros. Esteve em duas guerras – Angola e Iugoslávia – como observador da ONU e ocupou várias e relevantes funções de comando.
No seu texto de agradecimento, Miotto destaca que “é chegada a hora de deixar o serviço ativo”, após cumprir o tempo legal máximo de permanência no posto de general de Exército. “Nessa instituição, fui impregnado com virtudes e valores de homens e mulheres de bem, escreveu. “Parto para essa nova etapa da minha vida carregado de orgulho por ter servido ao Exército e ao povo brasileiro”, afirma. E encerra: “Finalizo agradecendo e rogando ao Senhor de todos os Exércitos que ilumine e proteja a todos nós”.
A solenidade de passagem de comando será fechada, sem a presença de público, para evitar aglomerações em tempos de covid-19.