O setor materno infantil do Hospital São Lucas da PUCRS será transferido. A mudança para o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas começará nas próximas semanas. O prefeito Nelson Marchezan anunciou a parceria, que incluiu melhorias no espaço físico e cedência de equipamentos e de equipes médicas.
Haverá um acréscimo de até 93 novos leitos no Presidente Vargas durante a Operação Inverno, totalizando 185 leitos. A capacidade de atendimento aumentará 89%. O convênio prevê espaço para ensino e práticas de futuros profissionais da saúde vinculados às escolas da área na PUCRS, que atuarão em um hospital especializado. Evitar as demissões é outro ponto do acordo. A transferência de colaboradores faz parte do pacote.
As mudanças são parte do reposicionamento Hospital São Lucas, que se voltará para o atendimento da população adulta e idosa, com foco em Geriatria e Gerontologia, Neurologia, Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, entre outras. A lógica se vincula à mudança do perfil etário e epidemiológico da população, com preponderância cada vez maior do público 60+.