A covardia parece não ter limites. Uma moradora da Zona Sul de Porto Alegre, 75 anos, recebeu uma ligação pelo telefone fixo de casa, que não deixa registrados os números das chamadas de recebe. Abaixo, ela conta o que aconteceu:
"Recebi um telefonema de um cidadão se dizendo fiscal da Secretaria da Saúde da prefeitura me informando que eu havia sido multada por haver saído de casa e que a prefeitura havia tentado falar comigo ou com o meu marido. Sabia o nome dele e queria, a todo custo, saber o meu. Falou que como há muita demanda, ele havia sido contratado e ganhava uma comissão pela aplicação da multa. Eu já estava desconfiada. Foi aí que saquei. Certamente ia me passar um valor alto supostamente da multa, e me sugerir um "suborno" para não nos multar. Claro que desliguei. Então fica o aviso."
No fim de março, a prefeitura da Capital chegou a estabelecer uma multa para pessoas com mais de 6o anos que estivessem em parques e praças. A medida foi flexibilizada e a primeira abordagem é de orientação, o que vem funcionando. De acordo com a prefeitura, não houve até agora resistência às orientações.