Merece aplauso a modernização dos serviços de transporte em Porto Alegre. Poder acompanhar o trajeto dos ônibus em tempo real pelo aplicativo e, com isso, ganhar tempo e conforto, é um avanço a ser celebrado. Mas há uma questão a ser enfrentada para que os passageiros possam usufruir na plenitude dessa melhoria. Não vou nem falar no wi-fi público e gratuito, um passo inevitável no curto prazo. Internet ainda custa caro demais no Brasil. Me refiro à segurança.
A consulta ao celular em locais públicos já um risco. Basta olhar as estatísticas de roubo e furto nas delegacias na Capital. E isso que uma esmagadora parcela da população nem faz mais os registros. Tirar o aparelho do bolso ou da bolsa em uma parada, seja ela no Centro ou algum lugar remoto da cidade, é uma aventura não recomendada aos filhos pelos pais.
Não pretendo aqui desmerecer a iniciativa da ATP e da prefeitura, mas apenas alertar para um efeito colateral indesejado. Maior uso de celular nas paradas, mais necessidade de segurança. É essa a cobrança permanente que nos cabe fazer.