A chuvarada que atingiu Porto Alegre na última sexta-feira (3) pegou muito motorista de surpresa. Em questão de minutos, diversas partes da cidade alagaram, não deixando muita escapatória para quem estava dentro do carro, preso no trânsito.
Depois que a água baixou e o susto passou, os condutores ainda tiveram motivo para mais dor de cabeça: além de contabilizar o prejuízo, foi difícil encontrar um local disponível até para lavar o veículo. Com tanta procura, o tempo de espera chegou a cinco dias.
Em uma lavagem no bairro Petrópolis, a fila ainda era de 14 carros nesta segunda-feira. Em outra, no Menino Deus, a espera era de dois dias para limpeza de forração e bancos.
Com previsão de mais temporais esta semana, o Informe Especial foi conversar com a Assessoria de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), para não deixar você empenhado dentro do carro no meio de uma enchente.
Manual de sobrevivência:
* Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar.
* Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas para evitá-las.
* Procure não estacionar o carro próximo a árvores ou postes. Permaneça dentro do carro. A água pode esconder fios elétricos e outras armadilhas.
* Evite dirigir em locais desconhecidos, pois pode conter buracos e outros obstáculos encobertos pela água.
* Não fique próximo a caminhões ou ônibus. Veículos de grande porte provocam marolas que podem alagar o seu carro e fazer com que perca o controle da direção.
* Se o nível da água atingir o batente inferior da porta é hora de abandonar o veículo. Com água acima das rodas, o carro começa a boiar e fica sem controle. Quando alcança as janelas, a água bloqueia a abertura das portas, impedindo a saída e dificultando o resgate.