Com um aplicativo que traz opções de moradias sustentáveis com o uso de micro energia eólica, painéis solares, sistemas de captação de água da chuva e poços artesianos, três estudantes gaúchos conquistaram o 3º lugar na Olimpíada Nacional de aplicativos.
A competição reuniu 64 equipes inscritas de escolas de Ensino Médio públicas e privadas de dez estados brasileiros. Para a escolha dos três melhores aplicativos ocorreu uma votação online, na última fase da seleção, para que o público indicasse os melhores entre 22 vídeos em que as equipes apresentavam suas criações. O 1º e o 2º lugares ficaram com equipes de Pernambuco.
A proposta do aplicativo "Empreendimentos Sustentáveis" foi desenvolvida pelos estudantes Gabriele Steimetz, Nathan Winter e Pedro Henrique Braga, do Colégio Estadual Professor Otávio de Souza, em Guaíba. A orientação foi do professor João Paulo dos Santos.
A cerimônia de premiação ocorre no sábado, no Polo da Universidade Aberta do Brasil, em Gramado. O apoio para a premiação das equipes ficou por conta da Snowland, do Bustour, da Prefeitura de Gramado e do CNPq e da Uergs.
O aplicativo mais votado foi o Green World, que indica locais adequados para o descarte do lixo, utilizando o Google Maps, além de compartilhar ideias sustentáveis e informar à população sobre conferências relacionadas ao meio ambiente.
A mesma instituição ocupou o segundo lugar na Olimpíada com o aplicativo EcoApp. Pensando no aspecto econômico da sustentabilidade, o aplicativo dá dicas de como proteger o ambiente, reciclar e reduzir os gastos de água e energia e, assim, economizar financeiramente.
— Na votação online foram mais de 30 mil pessoas envolvidas que indiretamente receberam informações sobre Desenvolvimento Sustentável —, explica a coordenadora da Olimpíada, Erli Schneider Costa.