Pagar por compras online em uma conversa do WhatsApp já não é uma realidade tão distante assim. A empresa deve lançar nos próximos seis meses um recurso que permitirá aos usuários realizar pagamentos por meio do UPI, um sistema de transferências entre bancos ponto a ponto.
Intitulada WhatsApp Payments, a ferramenta já foi indicada na versão beta 2.17.295 do app para Android. Os testes devem começar na Índia, que reúne o maior número de usuários do aplicativo no mundo atualmente – 200 milhões. Reino Unido, Polônia e Estados Unidos também devem receber testes da novidade.
Sem dizer que sim nem que não, o WhatsApp informou ao site americano TechCrunch que está tentando entender como contribuir mais para a visão de uma Índia digital, explorando a forma mais eficiente de trabalhar com as melhores empresas sem deixar de lado o feedback dos usuários.
Leia também
Pesquisadores descobrem como regenerar tecidos com o toque de um chip
Vereador de Nova Petrópolis quer cobrar entrada no tradicional labirinto verde
Aonde chegaríamos se cavássemos um buraco até o outro lado da Terra
Em fevereiro, Brian Acton, co-fundador da empresa, esteve no país, onde se encontrou com o Ministro de Tecnologia. Na ocasião, Acton admitiu estar nos estágios iniciais de uma estratégia de incorporação de sistemas de pagamento ponto a ponto (peer to peer).
Nos Estados Unidos, o Facebook já adicionou a função no Messenger. Mas na Índia, onde o uso de cartão de crédito ainda não tem tanta popularidade, o WhatsApp também emergiu como uma plataforma para facilitar o comércio virtual.