De bobo o Disney+ não tem nada. Ainda antes de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo confirmar seu favoritismo no Oscar, arrebatando sete estatuetas, a plataforma de streaming divulgou uma prévia (um teaser, como se diz em inglês) da série American Born Chinese. Com estreia prevista para 24 de maio, a série vai reunir quatro dos principais atores do filme: os oscarizados Michelle Yeoh (melhor atriz) e Ke Huy Quan (ator coadjuvante), Stephanie Hsu, que concorria com Jamie Lee Curtis na categoria de atriz coadjuvante, e o veterano James Hong, que completou 94 anos em fevereiro.
Trata-se da adaptação da primeira história em quadrinhos indicada ao prestigiado prêmio literário National Book Award: O Chinês Americano (2006), escrita e desenhada por Gene Luen Yang, publicada no Brasil pela Quadrinhos na Cia. O diretor responsável é o havaiano de ascendência japonesa Destin Daniel Cretton, o mesmo cineasta de Luta por Justiça (2019), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021) e do futuro Vingadores: Dinastia Kang (2025). Kelvin Yu, que trabalhou na produção de episódios dos desenhos animados South Park e Bob's Burgers, assina como produtor executivo.
Na obra original, Yang entrelaça três tramas. Numa delas, um adolescente imigrante chinês que vive nos EUA, Jin Wang, tenta se adaptar à nova realidade escolar, onde é desprezado pelos colegas ocidentais (contaminados pela ignorância e pelo preconceito) e se apaixona subitamente por uma garota da sua aula.
Na segunda, Danny, um estudante nascido estadunidense, recebe a visita de seu primo Chin-Kee, um sujeito inconveniente que é o acúmulo dos piores estereótipos do povo chinês. Amarrando as duas pontas, o quadrinista reinventa uma antiga lenda: a do Rei Macaco, que, ao ser rejeitado pelos deuses, decide renegar a própria natureza e tornar-se um homem.
Em American Born Chinese, Ben Wang interpreta Jin Wang, Ke Huy Quan encarna Freddy Wong, e os outros três personagens da turma de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo integram a porção mitológica: Guanyin (Michelle Yeoh), o Imperador de Jade (James Hong) e Shiji Niangnang (Stephanie Hsu).
Pelo que se viu no tal do teaser e também em um vídeo de bastidores, para falar desse dilema sobre aceitação e aculturação a série vai seguir a receita de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, agregando bastante ação à HQ, temperando com humor e caprichando na fantasia. Uma imagem de Guanyin com múltiplos braços faz lembrar do conceito de multiverso do filme ganhador do Oscar, e a chamada do Disney+ cita a expressão "mundos colidem", também presente em TTLMT. E algumas cenas remetem ao épico de artes marciais O Tigre e o Dragão (2000) — que trazia a própria Yeoh no elenco — e à aventura de Shang-Chi no Universo Cinematográfico Marvel.