No primeiro dos envolventes oito episódios de The Night Of (2016), minissérie disponível na HBO Max, somos apresentados a Nasir Khan, o Naz (interpretado por Riz Ahmed, que em 2021 concorreu ao Oscar de melhor ator por O Som do Silêncio). Filho de imigrantes paquistaneses em Nova York, o jovem universitário pega "emprestado" do pai o táxi para ir a uma festa.
No meio do caminho, em duas ocasiões pessoas tentam embarcar no carro como passageiro. Mais tarde, uma infração de trânsito, um objeto levado da cena de um crime e uma testemunha ocular vão tornar Naz o suspeito número 1 de um assassinato brutal.
Eis o ponto de partida de uma intrigante e fabulosa série de tribunal, criada pelo escritor Richard Price (autor de Clockers: No Mundos dos Pequenos Traficantes e Vida Vadia) e pelo cineasta Steven Zaillian (vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado por A Lista de Schindler), também responsável pela direção dos episódios. A partir de uma minissérie britânica, Criminal Justice (2009), os dois fizeram um retrato minucioso e muito humano das delegacias de polícia, dos presídios e do sistema judicial estadunidenses.
Na falta de provas absolutamente consistentes, palavra e imagem são as armas mais poderosas em um tribunal. "A verdade não importa, mas, sim, a história a ser contada", diz John Stone, o advogado de porta de cadeia encarnado por John Turturro, vencedor da Palma de Ouro de melhor ator no Festival de Cannes por Barton Fink: Delírios de Hollywood (1991).
À trama de suspense (Naz é uma ovelha ou um lobo?), The Night Of acrescenta conotações culturais, políticas e sociais, mostrando penitenciárias como fábricas de bandidos e refletindo o estado de ânimo nova-iorquino para com os muçulmanos depois do 11 de Setembro. De olho na atenção que o caso recebe da imprensa, uma estrela da advocacia, Alison Crowe (papel de Glenne Headly), decide defender Naz pro bono (gratuitamente), criando um dos tantos conflitos dramáticos engendrados por Price e Zaillian.
À excelência do roteiro e da direção, soma-se a da parte técnica (fotografia, edição e som ganharam prêmios no Emmy) e a do elenco. Ahmed recebeu o Emmy de melhor ator, categoria em que também competia John Turturro. Bill Camp (o zelador que ensina xadrez em O Gambito da Rainha) concorreu a ator coadjuvante na pele do detetive Dennis Box, assim como o recentemente falecido Michael Kenneth Williams, que faz o presidiário Freddy Knight. Todos trazem uma série de nuances a seus personagens, aumentando o envolvimento do espectador com uma história por si só cheia de matizes sobre o certo e o errado, o bom e o mau, a justiça e a lei, as percepções e as evidências.