Quase 10 anos depois do último resgate, o Supercine deste sábado (3) exibe Os 33, que reconstituiu o drama dos 33 trabalhadores soterrados na mina San José, no Chile. Em cartaz a partir da 0h50min na RBS TV, o filme lançaado em 2015 espelha no elenco e nos bastidores a mobilização internacional provocada pelo acidente e pela intrincada missão de salvamento.
A diretora, por exemplo, é mexicana, Patricia Riggen, e o peruano Checco Varese foi o responsável pela fotografia. O time de roteiristas, que se basearam no livro Na Escuridão, escrito pelo jornalista americano Héctor Tobar, inclui um porto-riquenho (Jose Rivera, indicado ao Oscar por Diários de Motocicleta), um finlandês (Mikko Alanne) e um australiano (Michael Thomas), além do americano Craig Borten, também concorrente à estatueta dourada (por Clube de Compras Dallas).
O elenco dá a cara global: tem espanhol (Antonio Banderas), brasileiro (Rodrigo Santoro), francesa (Juliette Binoche), americano (James Brolin), irlandês (Gabriel Byrne), inglesa (Naomi Scott) e, claro, chilenos, como Paulina García. Todos falam em inglês na versão original.
A história que deu origem ao filme começou em 5 de agosto de 2010, em uma mina de extração de cobre e ouro no deserto do Atacama, nas proximidades de Copiapó, norte do Chile. Um desabamento fez com que o grupo ficasse soterrado em um refúgio a 700 metros de profundidade durante 69 dias. Até o primeiro contato com a superfície, em 22 de agosto, eles sobreviveram com água e comida suficientes para apenas três dias.
Dali até o resgate, entre 13 e 14 de outubro, o mundo acompanhou a angústia por meio de fotos e vídeos – uma sonda levava alimentos aos 33 e registrava suas imagens enquanto um canal mais espesso era construído por máquinas trazidas de outros países.
No filme, Banderas interpreta Mario Sepúlveda, líder dos operários. Santoro vive o ministro das Minas e Energia Laurence Golborne, enviado pelo presidente Sebastián Piñera (Bob Gunton) para liderar o resgate junto ao engenheiro Andre Sougarret (Byrne). Juliette Binoche faz uma vendedora de empanadas querida da comunidade que é irmã de um mineiro – e se aproxima do personagem de Santoro no desenrolar da trama.