Em cartaz desde quinta-feira (29) nos cinemas do Brasil, Yesterday é uma calorosa declaração de amor aos Beatles. No filme dirigido por Danny Boyle (de Trainspotting e Quem Quer Ser um Milionário?) e escrito por Richard Curtis (o roteirista de Quatro Casamentos e um Funeral e Um Lugar Chamado Notting Hill), Himesh Patel encarna um fracassado cantor e compositor que, após um estranho blecaute, se torna a única pessoa no mundo a lembrar da existência de John, Paul, George e Ringo. A situação rende momentos mágicos — como a cena em que Jack, o personagem, interpreta Yesterday para os amigos: é como se fosse a primeira vez que nós, o público, fôssemos expostos à beleza da canção — e divertidos: como não rir diante da tentativa do sujeito de mostrar aos pais Let It Be?
Mesmo não sendo um beatlemaníaco de carteirinha (oh!), fui totalmente conquistado por essa comédia romântica, como você pode ler aqui, e me pus a lembrar e a pesquisar sobre outros filmes que levaram os Fab Four ao cinema. Novamente, como fiz na lista dos 10 cantores-atores, vale frisar que a relação abaixo não é definitiva e muito menos completa. Trata-se apenas de um recorte, temperado pela emoção e pela curiosidade.
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Os Beatles não curtiram — reclamaram da inclusão de instrumentos de sopro —, mas a sequência em que Ferris Bueller (Matthew Broderick) dubla Twist and Shout em uma parada de rua, em Chicago, ajudou a tornar antológicas tanto essa comédia adolescente do mestre John Hughes quanto a própria canção.
Rain Man (1988)
Essa eu confesso que não lembrava — encontrei enquanto estava pesquisando. A cena em que os personagens de Tom Cruise e Dustin Hoffman cantam um versinho de I Saw Her Standing There acontece em um momento chave do filme de Barry Levinson sobre a relação entre o jovem Charlie Babbit e seu irmão autista e mais velho, Raymond.
Pleasantville (1998)
No Brasil, o filme de Gary Ross foi chamado de A Vida em Preto e Branco — porque, ora, retrata a vida em preto e branco de um seriado dos anos 1950 para onde dois irmãos gêmeos (Tobey Maguire e Reese Witherspoon) são transportados. Fiona Apple faz uma linda cover de Across the Universe na sequência em que o mundo volta a ganhar cor.
I Am Sam — Uma Lição de Amor (2001)
Escrita e dirigida por Jessie Nelson, a comédia dramática conta a história de um homem com atraso intelectual (Sean Penn, indicado ao Oscar de melhor ator) que cria sozinho a filha (Dakota Fanning, adorável). A trama é pontuada de referências aos Beatles, e a trilha traz umas duas dezenas de covers. Destaque para Two of Us (Aimee Mann e Michael Penn), Blackbird (Sarah McLachlan), You've Got to Hide Your Love Away (Eddie Vedder), Golden Slumbers (Ben Folds), Here Comes the Sun (um improvável Nick Cave) e Across the Universe (um arrebatador Rufus Wainwright).
Os Excêntricos Tenenbaums (2001)
Wes Anderson é craque em produzir sequências memoráveis embaladas por versões inesperadas do rock e do pop. Antes de dar estrelato mundial a Seu Jorge — que canta e toca Life on Mars?, de David Bowie, em A Vida Aquática de Steve Zissou —, o cineasta americano convocou The Mutato Muzika Orchestra (que, como o nome sugere, é um conjunto proeminentemente instrumental) para reinterpretar Hey Jude. A música aparece na apresentação da cativante família disfuncional encabeçada por Gene Hackman e Anjelica Huston, culminando, na hora do arrepiante "na na na na", no voo da águia Mordecai pelo céu de New Jersey.
Tiros em Columbine (2002)
Hábil em lançar mão da cultura pop para maximizar o efeito de seu discurso político, o documentarista Michael Moore usou Happiness Is a Warm Gun (A Felicidade É uma Arma Quente) no filme em que, ao reconstituir o massacre em uma escola do Colorado, nos Estados Unidos, investiga o fascínio dos americanos por armas de fogo.
Simplesmente Amor (2003)
Roteirista de Yesterday, Richard Curtis já havia manifestado seu amor por Beatles nesta comédia romântica que ele escreveu e dirigiu: na sequência do casamento dos personagens de Keira Knightley e Chiwetel Ejiofor, um coral interpreta All You Need Is Love.
Across the Universe (2007)
O musical dirigido por Julie Taymor (de Frida) retrata as transformações e as turbulências dos anos 1960 tendo as canções dos Beatles como inspiração. O filme começa em Liverpool, de onde Jude (Jim Sturgess) viaja aos Estados Unidos em busca de seu pai. Lá, o rapaz conhece Lucy (Evan Rachel Wood). O elenco interpreta boa parte das cerca de 30 músicas ouvidas, como Helter Skelter, Dear Prudence, Revolution, Happiness Is a Warm Gun e All You Need Is Love. Bono Vox, vocalista do U2, o cantor Joe Cocker e a atriz Salma Hayek (a Frida de Taymor) fazem participações especiais.
As Melhores Coisas do Mundo (2010)
Entra na lista pelo fator curiosidade estatística (pois, admito, não assisti a esse drama adolescente de Laís Bodanzky, a mesma diretora do angustiante Bicho de Sete Cabeças e do nostálgico Chega de Saudade). Foi o primeiro filme brasileiro com uma música dos Beatles na trilha — no caso, Something, composta por George Harrison.
A Rede Social (2010)
Baby You're a Rich Man (Baby, Você é um Homem Rico) é uma coda irônica e melancólica ao filme de David Fincher sobre o surgimento do Facebook. Na cena, Mark Zuckerberg (Jason Eisenberg) fica atualizando sem parar sua página na rede social para ver se sua ex-namorada vai aceitar sua solicitação de amizade.