Que saudade que estava de todos vocês. Depois de quase um mês fora, curtindo as férias, é muito bom estar de volta. E ainda com toda a energia para dividir experiências, sabores, viagens e aquelas coisinhas que fazem a nossa vida mais gostosa.
No reencontro deste fíndi, tem restaurante bacana na Serra, charque artesanal e arraial no 4º Distrito.
E se vocês quiserem conferir de pertinho a minha viagem, no perfil do Instagram @SaraBodowsky tem todos os destaques com os destinos por onde passei na Espanha e em Portugal. Que desfrutem!
Surpreendente Catherine
Inaugurado em setembro do ano passado, o Catherine traz para Gramado uma gastronomia diferente, baseada em menus autorais, com a assinatura do chef Nícolas Heckel e utilizando ingredientes sazonais de muita qualidade. O nome do restaurante é uma homenagem à rainha francesa Catarina de Médici.
A proposta é a cozinha clássica francesa revisitada, que Nícolas e sua equipe executam com muita qualidade. Mas para quem acha que a Serra precisa de fondue, também tem, mas numa releitura muito interessante, que resgata o tradicional com uma profusão de sabores surpreendentes.
O que chama atenção também é o espaço – uma casa familiar onde cada ambiente foi repensado para o restaurante. É quase uma mostra de design e arquitetura (os apaixonados pelo tema vão pirar com o piso de dormente reaproveitado de trem e as esculturas e obras expostas). Tome um tempo para passear por todo o restaurante, e não esqueça do banheiro – vai te fazer viajar por alguns momentos.
O restaurante Catherine fica na Rua Emilio Sorgetz, 200, no centro de Gramado. Abre de segunda a sexta, das 18h à meia-noite, e sábados e domingos do meio-dia à meia-noite. Mais informações pelo perfil do Instagram @catherinegramado e reservas pelo site linktr.ee/catherinerestaraunt.
Arraial no 4º Distrito
Neste sábado, a partir das 14h, tem a Festa Junina do Seu Geraldo no 4º Distrito. O evento rola na esquina das Ruas Moura Azevedo e Conselheiro Travassos e vai reunir os bares locais e pelo menos 15 expositores de moda, produtos para casa e outras delicadezas.
Tem ainda apresentação de cumbia na rua, malabares e brincadeiras típicas da festa. A partir das 20h, todos os bares participantes do evento terão shows ao vivo.
Charque especial
Foi viajando pelos Campos de Cima da Serra que encontrei um charque produzido em Hulha Negra, na Campanha Gaúcha, e me surpreendi com o sabor e o equilíbrio desse charque artesanal.
A Agroindústria Sinuelo foi fundada no ano de 2021. A ideia era comercializar o produto que já era feito e consumido por várias gerações da família.
A carne de gado é cuidadosamente selecionada e armazenada para o produto chamado “premium”, que tem baixo teor de gordura e sódio – porém sem perder o sabor característico que faz um carreteiro de charque ser tão delicioso. Durante a Expointer, será lançado o charque ovino, que já pode ser reservado pelos clientes.
Por enquanto o produto ainda não está disponível em nenhum lugar em Porto Alegre, mas pode ser encomendado pelo perfil no Instagram @sinuelo_agroindustria ou pelo WhatsApp (53) 99907-0599.