Nós, gaúchos, somos acusados de bairristas. A palavra encerra dois significados: um positivo, o de indicar alguém afeiçoado ao lugar onde mora; e outro depreciativo, sobre interessar-se apenas pelo que é próximo, sendo paroquial demais. Vou me ater ao bom para ser ainda mais bairrista e falar da minha redondeza nesta semana que antecede o aniversário de 252 anos de Porto Alegre. Cheguei à cidade mais ou menos por esta época há exatas quatro décadas. Me afeiçoei à capital gaúcha e à Zona Sul, onde sempre morei.
Costumo estender meu olhar para fora, fugindo do sentido negativo do bairrismo, mas fico atenta à minha volta. E se falar em lugares para comer, então, estou na fila no período apelidado de soft opening, aquele em que o lugar testa seus serviços. A ideia não é fazer um roteiro gastronômico completo, mas falar de locais de que gosto.
Há pelo menos um em fase de instalação, o Quiero Café, outro recém-inaugurado, o MoltBe, e um terceiro aberto há pouco mais de seis meses, a Cantina Toscana. Dividi em três núcleos, reunidos pela proximidade (lembrando que, "viajar" para a Zona Sul é sempre uma boa ideia):
Bem perto
- Iaiá Bistrô (Chavantes, 636, Vila Assunção)— O bistrô e eu chegamos ao mesmo tempo na vizinhança. A comida brasileira, difícil de encontrar na essência em que é apresentada aqui, é um atrativo e tanto. O jeito de casa de praia, de mãe, de vó, de casa da gente, é tão bom quanto os pratos.
- Al Nur (Chavantes, 635, Vila Assunção) — Um dos poucos especializados em comida árabe na cidade, tem varanda agradável, bem em frente ao vizinho Iaiá. Nunca resisto ao chanclixi à moda (salada de queijo árabe com erva zaatar, tomate, cebola e salsa) e aos doces árabes.
- Espaço Bossa (Copacabana, 731, Tristeza) — Você pode tomar um café no pátio agradável da casa ampla ou optar pela área interna, correndo o risco de querer levar todos os itens de decoração à venda. A tábua de café da manhã é deliciosa. Segunda a sábado, das 10h às 19h.
- Cervejaria Pohlmann (Copacabana, 745, Tristeza) — Com produção própria, oferece pelo menos cinco tipos de cervejas artesanais. A casa tem 500 metros quadrados, espaço interno e externo e área para eventos. Terça a sábado, das 17h30min às 23h, e aos domingos, das 17h30min às 21h.
- Cantina Toscana (Caiapó, 71, Vila Assunção) — As cores do casarão dos anos 1940 são típicas da região italiana que denomina o restaurante. A arquitetura é uma atração e a comida do chef Chico Vacca não deixa por menos. Terça a sábado, das 18h às 22h, e sábados e domingos, das 11h30min às 15h30min.
- Quiero Café (Wenceslau Escobar, 1.467, Cristal) — Com mais de 60 unidades no Brasil, está nascendo aqui a sétima na Capital, na esquina da principal artéria da região com a Rua Guaraum. A colega Marta Sfredo informou que a abertura está prevista para abril.
Pertíssimo
- Espaço Maestro (Dr. Barcelos, 570, Tristeza) — Aglutinador de um núcleo gastronômico que vai de um lado a outro da Dr. Barcelos com a Wenceslau, tem varanda, espaço interno e pátio com concha acústica. A agenda de eventos musicais é extensa. No dia a dia funciona como bar e restaurante.
- Comfy (Dr. Barcelos, 560) — Você pode apreciar a pizza napolitana no espaço interno, nas mesas na calçada ou no parklet público. O cardápio não é extenso, o serviço é simples, típico desse tipo de pizzaria (o ideal é comer a pizza com a mão, coisa que eu não faço!), mas a pizza é deliciosa.
- Naples (Dr. Barcelos, 445) — Basta cruzar a avenida para experimentar esta outra pizzaria de inspiração napolitana — extensão do cardápio e serviço se assemelham. Adoro a "brie cheese", com queijo brie, geleia de pimenta e pesto. Se eu pedir em casa, mal dá tempo de pôr a mesa, tão rápida é a entrega.
- Bendizê (Dr. Barcelos, 439) — Criada em 2015, a hamburgueria se mudou há não muito para este endereço. Gosto dos nomes dados aos hambúrgueres, de ativistas e pacifistas e, quando peço, opto pelo Malala, com queijo gorgonzola e geleia de pimenta. Tem área interna e deck.
Um pouco mais longe
- MoltBe (Floricultura Winge, Mário Totta, 963, Tristeza) — Nesse oásis do bairro desde 1886, o restaurante de inspiração catalã é recente. Tem área interna agradável e mesas ao ar livre. Do cardápio enxuto, escolhi "Mar I Muntanya" (arroz de açafrão, camarão e frango).
- Café & Prosa (Mário Totta, 963, Tristeza) — Instalado em 2011 na casinha do início do século 20, a cafeteria se esparrama pela floricultura e se pode tomar café (almoçar, comer um doce...!) sob as árvores, alimentando o corpo e o espírito. Abre todos os dias.
- Machry (Rua Armando Barbedo, 257, Tristeza) — Espécie de porto seguro na Zona Sul desde 1988. Se quiser um presente, tem. Se quiser levar doces e salgados, tem. Se quiser um cafezinho ou almoço farto com as tradicionais saladas, também tem. Abre todos os dias.
Bônus no Centro Histórico
Abriu no final de 2022, mas só conferi ao vivo o Café Mal Assombrado POA dias atrás. Percorri os corredores escuros com alegria infantil, me controlando para não tocar nos itens "intocáveis". Há centenas deles, mas paralisei diante de uma máquina de escrever Olivetti Linea 98, igual à da minha adolescência.
No prédio de 1915 que pertenceu à família da artista plástica Christina Balbão, na antiga Rua do Arvoredo, é tudo tão interessante que o risco é esquecer do cardápio, uma atração à parte. Também não deixe as comidinhas boas distraí-lo a ponto de não perceber os livros do acervo da casa e à venda, com histórias e lendas que marcaram a Capital ao longo desses 252 anos. Nesta terça (19), por acaso, Tailor Diniz lança ali Os Canibais da Rua do Arvoredo, às 19h.
Fica na Rua Fernando Machado, 513, no Centro Histórico.Fica na Rua Fernando Machado, 513, no Centro Histórico.
E para alimentar a alma...
No dia 23 de março, às 10h, Visita Cultural à Basílica de Nossa Senhora das Dores. Duas horas de duração. Inscrições neste link.
Falando de turismo em POA
Nos dias 22 e 23 de março, cerca de 1,2 mil agentes de viagem da Região Sul participam da 38º Feira Ugart, com centenas de expositores e programação com lançamentos, palestras, painéis e networking. O acesso para agentes de viagens é gratuito. Mais em feiraugart.com.br