Não é por março estar chegando e todo mundo retomar as atividades urbanas que se deve desconectar da natureza. Em Porto Alegre, a dica é conhecer/(re) conhecer o Parque Natural do Morro do Osso. Vale só para ter a vista do alto de seus 143 metros e para fazer uma caminhada pequena (menos de três quilômetros saindo do portão de entrada, ida e volta). Há três subidas leves, a maior parte, na sombra. De qualquer forma, sugiro ir cedo da manhã, para aproveitar melhor a paisagem do alto, e levar água.
Algumas informações:
- Morro do Osso tem 220 hectares de área natural e o parque, criado em 1994, tem 127 hectares de área totalO Morro do Osso tem 220 hectares de área natural e o parque, criado em 1994, tem 127 hectares de área totalMorro do Osso tem 220 hectares de área natural e o parque, criado em 1994, tem 127 hectares de área total.
- Fica entre os bairros Tristeza, Ipanema, Camaquã e Cavalhada
- Apresenta resquícios de Mata Atlântica e fauna que inclui sapos, rãs, lagartos de papo-amarelo e outros répteis, pequenos roedores, bugios, além de já terem sido registradas ali 65% das aves encontradas na Capital
- O acesso é pela Rua Irmã Jacobina Veronese, s/nº, bairro Ipanema. Há calçamento/asfalto até a entrada. Caso vá de carro, pode-se estacionar após passar o portão. Funcionários ficam na entrada e dão informações.
- Se quiser, você pode agendar para percorrer a trilha ambiental guiada ou se juntar a pessoas que promovem caminhadas em grupos como as @guriasdatrilha
- Telefone: (51) 3289-5070, 3289-5071 e 3289-5072
- Horário: terça a sexta, das 8h às 17h; sábados, domingos e feriados das 8h às 18h
E por falar em caminhadas...
Desta vez, o Ecocaminhantes não convida (só) para caminhadas, mas para a festa Eco Friends, com almoço e show, o jeito escolhido para começar a comemoração dos 20 anos. Nascido a partir de 2004 para promover pequenas trilhas e viagens junto à natureza, na época nos arredores de Porto Alegre, o grupo evoluiu para uma agência que manteve e ampliou o propósito.
As caminhadas e trekkings podem acontecer no RS, em outros Estados ou no Exterior, sempre para pequenos grupos – as viagens curtas, de um só dia, continuam na programação. A festa será no dia 18, das 11h às 17h, no Sítio do Côco, em Itapuã, na Capital. O almoço terá feijoada completa preparada pelo chef Paulo Christo, acompanhada de bebidas (água, refrigerante, caipirinha e chope). Às 14h30min, show com Nei Lisboa.
- Informações: ecocaminhantes.com.br.
Ainda vindima e vinhos
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Associação Brasileira de Enologia reúne oito enólogas na 116ª Degustação Temática, no dia 15 de março, a partir das 19h, na Pipa's Terroir, no Vale dos Vinhedos. Após a apresentação de oito rótulos de três regiões produtoras do Estado pelas enólogas, seguida de degustação, haverá jantar de confraternização.
- Informações: (54) 3452-6289 ou enologia@terra.com.br
No dia 4, vinícolas que integram a região dos Altos de Pinto Bandeira (Aurora, Cave Geisse, Don Giovanni e Valmarino) celebram com vindima a conquista da Denominação de Origem exclusiva para espumantes. Das 12h às 17h, nos jardins da Aurora (Linha 28, zona rural de Pinto Bandeira), com degustação de espumantes, comida do chef Rafael Jacobi e música.
- Informações e ingressos no Wine Locals.
Três experiências novas (totalizando nove!) são oferecidas pela Vinícola Miolo: o Roteiro Terroirs, no Vale dos Vinhedos, e os roteiros Expedição Lendária e IP Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento. No seu já conhecido Wine Garden, no Vale dos Vinhedos, a Miolo agora tem duas cabanas de madeira (o Refúgio dos Lírios e o dos Quero-queros, que recebem de 2 a 4 pessoas).
- Confira no site Wine Locals.
Viva o RS o ano inteiro
As férias de verão se encaminham para o final (não discuta com quem prefere/pode viajar em março), mas não esqueça que você pode curtir atrações regionais o ano inteiro. A plataforma Viva o RS, ferramenta elaborada pelo Sebrae RS e governo do Estado, reúne roteiros para aproveitar o RS em qualquer estação. Confira alguns a seguir (todas as experiências estão aqui):
- Voo de Balão na Terra dos Cânions, em Cambará do Sul
- Passeio de quadriciclo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
- Piscinas Subterrâneas no Complexo Belvedere, em Ametista do Sul
- Trekking Caminho Lagoas e Faróis, em Tavares
- Almoço típico italiano no casarão do Noé, em Farroupilha
- Experiência Edelbrau com degustação de cerveja, em Nova Petrópolis
Rota da Erva-Mate
Ela já existe, mas agora ganhará novos empreendimentos, atrativos e experiências: a Rota da Erva-Mate será relançada no dia 7 de março, reunindo sete cidades do Vale do Taquari:Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Ilópolis, Putinga, Arvorezinha e Itapuca. A ideia é integrá-la ainda mais a atrativos criados nas proximidades como o Cristo Protetor de Encantado e o Trem dos Vales. O evento do dia 7, em Ilópolis, incluirá a apresentação da nova identidade visual do roteiro e reunirá autoridades e empreendedores da região.
Para constar
Já não há mais inscrições, mas não poderia deixar de aplaudir o evento Camping Acessível, agendado para o dia 4, em Três Coroas. O evento, que está na quarta edição e conta com 120 voluntários, promove a prática de esportes de aventura acessíveis e o turismo acessível, em sete modalidades diferentes para pessoas com deficiência: arco e flecha, trilhas, banho de rio, rafting e vivências em botes, stand up paddle, bocha adaptada, badminton e playground adaptado e inclusivo.