*Publicado no blog Recortes de Viagem em 08 de janeiro de 2016
Pelo menos uma vez por semana, arrumo alguma coisa para fazer no centro de Porto Alegre e vou aos restaurantes/bares/cafés/bistrôs que gosto de frequentar por ali.
Faço questão de repetir meus preferidos (o Del Barbiere e o Atelier de Massas que o digam!), mas fico mais feliz ainda quando me falam ou descubro novidades.
No caso deste, o Cocina 640, foi uma amiga que trabalha no Centro que deu a dica. Abriu num dos pontos mais movimentados (e barulhentos) da Borges de Medeiros.
Fica exatamente no número 640 da avenida, bem em frente àquela que talvez seja a principal parada de ônibus da via, mas abstraia isso. No fim, não será importante, a não ser, claro que você vá de ônibus ou de lotação até lá, o que também pode ser uma boa ideia.
No corredor comprido, há também um balcão comprido e banquetas, pequenas mesas de dois lugares logo na entrada e umas poucas mesas para quatro pessoas mais nos fundos, que foi nossa opção.
Ali, apesar da porta permanentemente aberta e do dia abafado, a temperatura e o som estavam ótimos.
O Cocina 640 se diz "Hamburgueria · Tapas Bar & Restaurante · Café". E é isso que está no cardápio: hambúrgueres (que vêm numa caixinha de madeira, do tipo dessas de feira), a la minutas (comi um delicioso, de entrecot, na medida certa da minha fome e da minha saudade de um bom a la minuta), tapas e doces (que ficam numa vitrine na entrada e quase me seduziram, mas resisti e só encarei um alfajor, feito ali mesmo e dividido por três, para acompanhar o café).
O lugar é muito bonitinho, com uma arquitetura feita dessas coisas que estão na moda agora – como paredes descascadas, pisos de cimento polido e de ladrilhos hidráulicos, madeiras rústicas e um forro desenhado por caixotes de madeiras que despertam curiosidade e deixam tudo mais acolhedor – e que pode muito bem resistir ao tempo.
É uma boa desculpa para um passeio no Centro.