As grávidas de Viamão, que hoje fazem o pré-natal em hospitais de Porto Alegre, não terão de cruzar a divisa do município para terem seus bebês. Promessa da secretária da Saúde, Arita Bergmann, a reabertura do Centro Obstétrico do Hospital de Viamão, na noite de quarta-feira (2), teve a presença de mulheres que estão perto de dar à luz.
As grávidas foram a atração do ato de inauguração, que contou com a presença de Arita, do prefeito Nilton Guimarães e do presidente do Instituto Maria Schmidt, Walmiro Charão.
Por meio de uma parceria, o Instituto Maria Schmidt assumiu a gestão do Hospital de Viamão. Um dos compromissos previstos no contrato era a reabertura do Centro Obstétrico, que estava fechado havia três anos, e vai atender pacientes do SUS. Para custear os serviços, a Secretaria da Saúde repassará R$ 400 mil mensais do programa Assistir.
O Centro Obstétrico começou a atender pacientes ainda na noite de quarta-feira. Os funcionários aguardam ansiosos pelo nascimento do primeiro bebê. A expectativa é de que sejam realizados 130 partos por mês. O local possui seis leitos de internação, quatro para pré-parto, uma sala de parto, quatro leitos pós-parto e uma sala para parto cirúrgico.
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.