O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Confirmando o que a coluna já vinha noticiando desde julho, o governador Eduardo Leite nomeou, nesta quinta-feira (17), o deputado estadual Gaúcho da Geral como o novo secretário de Esportes e Lazer. Ele entra no lugar de Danrlei de Deus, que vai reassumir o mandato na Câmara dos Deputados.
Leite comunicou a troca no seu perfil no X, afirmando que o novo secretário "passa a liderar uma nova etapa no trabalho realizado na área do esporte". Ele também agradeceu o trabalho realizado por Danrlei até aqui, "que seguirá sendo um grande parceiro na Câmara".
Juliano Franczak, nome por trás da alcunha que o tornou conhecido pela presença recorrente na torcida organizada do Grêmio, é natural de Novo Hamburgo. Pecuarista, foi eleito deputado em 2018 pelo PSD e reeleito em 2022.
O novo secretário diz que seu maior desafio será a reconstrução dos equipamentos de infraestrutura esportiva nas cidades atingidas pela enchente. Gaúcho da Geral também quer atuar com outras pastas para, a partir do esporte, alavancar o desenvolvimento econômico e turístico do Estado.
— Sei do tamanho do desafio, mas encaro essa nova jornada como uma grande oportunidade de continuar o trabalho que venho realizando como deputado estadual, mas agora com a chance de poder fazer ainda mais pelo esporte gaúcho. O esporte é um instrumento fundamental de transformação social e vou seguir com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas ao esporte, ao lazer e ao bem estar dos gaúchos, setores essenciais para o desenvolvimento social e humano da nossa gente — analisa Gaúcho da Geral.
Em 31 de julho, ao abrir a convenção do PSDB, o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, anunciou que a cidade teria um "deputado de verdade" — uma referência ao suplente Dimas Costa (PSD), que agora assume a cadeira do partido na Assembleia, no lugar do Gaúcho da Geral.
Com a volta de Danrlei a Brasília, Luciano Azevedo terá de retornar ao Rio Grande do Sul. Ele foi comunicado das mudanças pelo próprio governador no final de setembro, quando a decisão da troca na pasta foi confirmada pelo Piratini.