O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
A cada dois anos, o feriado de 20 de setembro ganha componentes políticos no Rio Grande do Sul, por cair em meio ao calendário eleitoral. O Dia do Gaúcho costuma anteceder os últimos da campanha, já que as eleições sempre ocorrem no primeiro domingo de outubro. Neste ano, os três principais candidatos da corrida em Porto Alegre aproveitaram a data comemorativa para visitar o Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Sebastião Melo (MDB) participou do Desfile Farroupilha oficialmente como prefeito, mas aproveitou para cumprir agenda como candidato na sequência, no Acampamento Farroupilha. Para o único compromisso do dia, Melo chegou ao parque no final da manhã, e passou a tarde visitando piquetes e tirando fotos com apoiadores — crianças pediam para posar com "o homem do chapéu de palha", reforçando a tese de que o prefeito acertou a mão na propaganda.
— O 20 de setembro é um simbolismo muito importante num país que ainda é muito imperial. Os farroupilhas lutaram muito pela autonomia e essa autonomia ainda, de fato, não acontece. Estou voltando aqui (no Acampamento Farroupilha) para conversar, para ouvir. Vamos de piquete em piquete. Cada pedaço da cidade está aqui dentro. Não tem local melhor para fazer campanha que não seja no Parque Harmonia, no 20 de Setembro — declarou Melo.
O prefeito também incorporou o espírito Bibo Nunes (o deputado federal do PL que mandou confeccionar um terno com a bandeira do Brasil), e apareceu no Acampamento Farroupilha usando uma jaqueta com a estampa da bandeira do Rio Grande.
Maria do Rosário (PT) também acompanhou o desfile e foi aos piquetes. Pilchada ao lado do ex-prefeito José Fortunati (PV), a petista também atendeu aos apoiadores que pediam fotografias e visitou espaços do Acampamento Farroupilha. Rosário também defendeu a inserção da cultura gaúcha na rede de ensino para valorização do tradicionalismo regional.
— É fundamental valorizarmos nossa cultura, pois é uma forma de preservarmos nossas raízes e fortalecermos a autoestima do nosso povo. É preciso trabalhar a cultura gaúcha nas nossas escolas, trazendo de volta eventos como as invernadas.
Além das agendas tradicionalistas, Maria do Rosário teve a sexta-feira ocupada e não fez feriadão: gravou entrevista pela manhã, cumpriu agenda com evangélicos e participou de mutirão na Vila Farrapos.
A última a comparecer ao acampamento foi Juliana Brizola (PDT), que chegou ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho por volta das 18h30min. Antes de caminhar pelos piquetes, Juliana acompanhou o show do deputado estadual Luiz Marenco (PDT), com quem fez uma caminhada pelo parque, já à noite. O candidato a vice na chapa, deputado Thiago Duarte (União Brasil), participou da passeata aos gritos de "agora ninguém segura, é Juliana na prefeitura".
Juliana aproveitou o feriado para uma reunião interna de alinhamento pela manhã. Durante a tarde, participou de agenda com uma candidata a vereadora do PDT, antes de se encaminhar ao Acampamento Farroupilha.
Dos quatro principais candidatos da Capital, somente Felipe Camozzato (Novo) não cumpriu agendas tradicionalistas no 20 de Setembro. O candidato iria para o Acampamento Farroupilha pela manhã, mas cancelou devido à previsão de chuva e a um compromisso familiar. Camozzato deve visitar os piquetes no sábado (21).
Nesta sexta-feira, o único compromisso na sua agenda foi um encontro com o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo) para desenhar as estratégias para os últimos dias de campanha e articular a presença do parlamentar na campanha. Com um bom eleitorado na Capital — onde obteve 45.321 votos e foi o quarto deputado federal mais votado —, Van Hattem deve intensificar sua participação em ações de rua e conteúdos nas redes sociais de Camozzato.
Ausente em agendas tradicionalistas, o candidato do Novo publicou vídeo nas redes pedindo votos com gírias gauchescas:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.