A largada da campanha eleitoral em Porto Alegre terá uma baliza imaginária pautando a ação dos candidatos: a pesquisa Atlas/Intel, divulgada nesta quinta-feira (8), reforça o cenário de polarização indicado por sondagens anteriores à convenção. Com 34,1% das intenções de voto, Maria do Rosário (PT) tem ligeira vantagem sobre o prefeito Sebastião Melo (MDB), que aparece com 30,7%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
De empate técnico também é a situação de Juliana Brizola (PDT), com 12,7%, e de Felipe Camozzato (Novo), com 12,5%. O índice de indecisos (3,6%) e de eleitores dispostos a votar nulo ou em branco (5,8%) é baixíssimo, considerando-se que a campanha eleitoral nem começou e que faltam quase dois meses para a eleição. A explicação é simples: todos os quatro são figuras conhecidas de disputas eleitorais pregressas.
Em um eventual segundo turno, repete-se o empate técnico: Melo tem 46% e Rosário, 44,8%, com 0,8% de indecisos e 8,4% que não querem nenhum dos dois.
O levantamento vai além das intenções de voto e oferece subsídios aos candidatos e coordenadores de campanha sobre as áreas em que precisam trabalhar mais. O Atlas perguntou aos entrevistados quem consideram mais preparado para lidar com 11 áreas. Apesar do empate na intenção de voto, Maria do Rosário ficou à frente de Melo em todas as 11 áreas, com maior diferença na educação (56% a 28%), em áreas verdes, lazer e meio ambiente (53% a 30%) e saúde (51% a 30%).
A avaliação do desempenho da prefeitura de Porto Alegre nessas mesmas áreas tem saldo negativo em todas — a soma de bom e ótimo fica abaixo de ruim e péssimo, sendo as piores prevenção a enchentes (-64%), educação (-40%) e transporte público (-40%). Prevenção a enchentes é o calcanhar de Aquiles do prefeito, com 61% de conceito péssimo e 12% de ruim, 5% de ótimo e 4% de bom.
A pesquisa, contratada pelo próprio instituto Atlas/Intel, por R$ 35 mil, com recursos próprios, foi realizada entre 2 e 7 de agosto, com 1.221 entrevistados. Está registrada no TRE-RS sob número RS-03159/2024.