O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Dois maiores expoentes do PT no Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e Tarso Genro foram recebidos para um almoço nesta quarta-feira (10) na sede do Ministério da Reconstrução, em Porto Alegre. Por cerca de uma hora, os ex-governadores compartilharam com o ministro Paulo Pimenta impressões sobre as consequências do desastre climático e as providências necessárias para a recuperação do Estado.
No encontro proposto por Pimenta, Olívio e Tarso, que também foram prefeitos da Capital, mencionaram a necessidade de robustecer o sistema de proteção contra enchentes na Região Metropolitana e cuidar das bacias hidrográficas de rios como o Taquari, Jacuí, Sinos e Caí, que alimentam o Guaíba.
—Não podemos fazer uma intervenção que proteja um município e jogue água para dentro de outros — ponderou Pimenta.
Cotado para ser o candidato do PT ao Piratini ou ao Senado em 2026, o ministro disse que o assunto não foi levantado na reunião:
— A eleição está muito longe. Sempre digo que, na fila do PT, o Edegar Pretto tem prioridade, já que disputou a eleição de 2022 e quase foi para o segundo turno. Mas essa discussão será feita lá na frente.
Aberto com uma sopa de capeletti, o almoço servido aos ex-governadores também teve no cardápio salada, polenta e massa com filé.