Diferentemente do que havia dito a coluna na segunda-feira (22), o PDT de São Leopoldo esclareceu nesta terça (23) que o seu candidato à prefeitura ainda não foi escolhido. Ronaldo Teixeira, o Professor Nado, é apenas um dos três trabalhistas que se dispõem a disputar a eleição. Os outros dois são a vereadora Iara Cardoso, presidente da Câmara Municipal, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Juliano Maciel.
Geison Freitas, 1º vice-presidente do PDT leopoldense, não esconde o desconforto com Nado, que disputou a prefeitura pelo Cidadania em 2020:
— A decisão (sobre o candidato) é do diretório municipal. Há uma construção muito mais longa, de mais tempo, de antes desse último retorno dele (ao PDT). É um quadro que a gente respeita, está no partido pela terceira vez. O que nos incomodou é uma pessoa falar em nome do partido.
Outro ponto de desconforto dos trabalhistas é a reinvindicação de Nado para que o PT indique o vice do PDT em outubro, invertendo a parceria que elegeu Ary Vanazzi em 2020. O dirigente municipal do PDT afirma que a exigência inexiste:
— Uma grande parte do partido entende que o melhor caminho para o partido vencer as eleições é reprisar essa parceria, com o PDT de vice — afirma Geison.
A definição sobre cabeça da chapa e vice deverá ocorrer depois da escolha do nome do PDT para a disputa. No domingo (21), o PT de São Leopoldo escolheu Nelson Spolaor para concorrer à sucessão de Vanazzi.
Leia a nota do PDT de São Leopoldo:
Nos causou enorme estranheza e desconforto a matéria publicada pelo portal GZH, no dia 22 de janeiro, sobre a situação do PDT nas eleições municipais em São Leopoldo. Nado Teixeira, que aparece como interlocutor na matéria, não é membro da Executiva Municipal (sequer é membro do Diretório). Nesta condição, colocá-lo como favorito a representar o partido na chapa majoritária é algo que não dialoga com a realidade e nos faz questionar quais foram as motivações para o jornalista tirar esta conclusão. Por fim, sobre o suposto acordo entre PDT e PT, temos a dizer que, com toda a certeza, Nado Teixeira não é a pessoa mais indicada a falar a respeito, visto que quando houve esta discussão ele sequer estava filiado ao PDT.
Executiva do PDT de São Leopoldo