Prováveis adversários na eleição deste ano, o prefeito Sebastião Melo (MDB) e a deputada federal Maria do Rosário (PT) participaram de reunião online no final da tarde desta quarta-feira (17) com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, para tratar da decretação de situação de emergência em Porto Alegre.
O governo federal se comprometeu a homologar em rito sumário o decreto de emergência, antes mesmo do levantamento total das perdas causadas pelo temporal de terça-feira (16). A prefeitura entendia que antes era preciso ter o decreto homologado pelo Estado, mas o secretário esclareceu que não: a Defesa Civil se relaciona diretamente com os municípios.
Além do decreto, a prefeitura deverá promover um diagnóstico preciso da situação da população, emergência humanitária e das perdas em residências e infraestrutura da cidade. Terá, também, de elaborar um plano de restabelecimento e outro de ajuda humanitária. A Defesa Civil vai ajudar na elaboração desses planos a partir desta quinta-feira (18).