Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21) o edital para construção da nova ponte internacional entre Jaguarão e a cidade uruguaia de Rio Branco. A empresa vencedora, que será conhecida no dia 5 de fevereiro, ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e pela execução dos trabalhos, que incluem o acesso do lado brasileiro e a aduana brasileira.
A ponte terá extensão de 419 metros. Somada aos novos trechos de acesso, totalizará 19,5 quilômetros de rodovia a serem construídos. Cerca de 400 empregos diretos serão gerados na região. Atualmente, a ligação entre os dois municípios é feita pela Ponte Internacional Barão de Mauá, inaugurada em 1930 e considerada Patrimônio Cultural do Mercosul. A ideia é que, com a nova estrutura, o trânsito pesado possa ser desviado, tornando o trânsito de quem trafega na região melhor e mais seguro.
— O empreendimento vai desafogar o trânsito na ponte Barão de Mauá e possibilitar sua reforma. Teremos também geração de centenas de empregos com a obra. E vamos possibilitar o maior controle do comércio entre Brasil e Uruguai e combate às atividades ilícitas — comemorou o ministro Paulo Pimenta, da Comunicação Social.