Em meio à enchente histórica no Guaíba, que causa alagamentos em diversos pontos da Capital e começa a testar a resistência do muro da Mauá, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Mauricio Loss, viajou para o Recife na terça-feira (26) para participar de um seminário sobre saneamento. O afastamento do município está publicado no Diário Oficial de Porto Alegre.
Procurado pela coluna, o Dmae informou que Loss foi convidado para palestrar no evento há 30 dias ou mais. Devido ao agravamento da situação, o diretor-geral decidiu antecipar o retorno a Porto Alegre para esta quarta-feira (27). Em princípio, ele permaneceria na capital de Pernambuco até a quinta (28).
O Dmae ressalta ainda que o município não está "desassistido", uma vez que os diretores adjunto, Darcy Nunes dos Santos, e de Tratamento e Meio Ambiente, Joicineli Oliveira Becker, estão coordenando as operações. Além disso, Loss acompanha a situação por telefone.
O evento para o qual o diretor-geral do Dmae viajou ao Recife, com ônus para o município, é o Seminário Nacional Saneamento & Desenvolvimento Sustentável.
Entre outras ações, o Dmae é responsável pela coordenação da operação de fechamento das comportas do muro da Mauá.